Pais em Hora de Ponta

Pais em Hora de Ponta
Pais em Hora de Ponta, de Heather Miller
Depois de um longo dia de trabalho, o regresso a casa deveria ser sinónimo de descanso e convívio. No entanto, voltar significa dar início ao segundo turno: um caos doméstico e familiar!
Preparar o jantar, dar banhos, fazer os trabalhos de casa, organizar o dia seguinte, e, se forças houver, brincar e ler com os miúdos, que, invariavelmente se deitam demasiado tarde para o que seria desejável para crianças em idade escolar.

Sentimo-nos culpados, cada vez mais exaustos e presos a uma rotina frenética e absorvente.

A boa notícia é que há apenas uma coisa a separar a sua stressante vida atual e a sua nova vida: este livro!
Heather Miller propõe um método inovador em que os pais se dedicam aos filhos sem distrações de forma a que todas as tarefas fiquem despachadas e ainda haja tempo para o casal. Em suma: menos stress, mais harmonia para todos.
4 DICAS PARA A PARENTALIDADE EM HORA DE PONTA
- Cozinhar em casa: um investimento numa alimentação saudável. Cozinhar torna-nos mais presentes e menos irritados;

- Conversar durante o jantar: os jantares em família são o coração da vida familiar. As crianças que crescem em famílias que jantam juntas diariamente têm um melhor desempenho escolar, mais autoestima e uma maior probabilidade de manter um peso saudável;

- Fazer os TPC: organize um local de trabalho iluminado e onde exista silêncio. A sua presença durante os trabalhos de casa é importante para crianças com menos de 13 anos. Ajude o seu filho a criar uma lista de tarefa se a definir prioridades; acompanhe, motive e elogie. Enquanto pai ou mãe a sua função não é fazer os trabalhos de casa.

- Banho, história e cama: o trabalho árduo do dia está feito. Mas, da mesma forma que o jantar não se deve limitar a comer, a hora de ir para o banho e cama não devem ser reduzidas às funções de lavar-se a adormecer. Estes rituais proporcionam-nos oportunidades únicas para nos relacionarmos com os nossos filhos. Reserve 30 minutos para orientar as crianças para a terra dos sonhos. Crie uma rotina: o melhor horário é aquele em que tanto a hora de deitar como a de acordar se mantém fixas todos os dias. Depois do banho, crie um recanto tranquilo onde possam sentar-se os dois a ler. É a melhor forma de terminarem o dia juntos.
TEMPO PARA SI
Agora que os miúdos dormem, prepare o dia seguinte: visualize o que tem para fazer, prepare a roupa e o saco.
Descanse e relaxe. Medite, tome banho, veja uma série, leia, ouça música.

A Parentalidade em Hora de Ponta também salienta a necessidade de os pais terem tempo para si próprios.

«Num inquérito feito a milhares de famílias, pediu-se às crianças que respondessem à seguinte pergunta: «Se te concedessem um desejo relacionado com os teus pais, o que escolhias?
Os investigadores estavam à espera que as crianças dissessem que queriam passar mais tempo com eles ou que desejavam que os pais lhes dessem mais atenção. Mas os miúdos surpreenderam-nos. O desejo mais comum nas crianças foi que os pais andassem menos irritados e menos cansados.»

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!