Óscares 2019: 5 grandes livros que inspiraram os filmes

A 91º cerimónia dos Óscares acontece já este domingo, dia 24 de fevereiro, e nós decidimos mostrar-lhe alguns dos grandes livros que inspiraram os filmes agora candidatos à estatueta dourada em diferentes categorias – até porque, como sabemos, o livro é (quase) sempre melhor. :)
Óscares 2019: das páginas para ecrã
Óscares 2019: conheça os nomeados
SE ESTA RUA FALASSE
Começamos em grande, até porque já o tínhamos aqui considerado um dos livros do ano. Esta é a história de Tisha, de 19 anos, e de Fonny, de 22, que se conhecem desde crianças. Fazem juras de amor e conjuram sonhos para a vida a dois. Mas Fonny é atirado para a prisão, falsamente acusado de violar uma mulher. Magistralmente bem escrito pelo norte-americano James Baldwin, romance intemporal e insurgente passado nos Harlem dos anos 70, é candidato aos óscares de melhor atriz secundária, melhor banda sonora e melhor argumento adaptado. Mais do que merecido!
Começar a ler »
MARIA – RAINHA DOS ESCOCESES
Duas rainhas, um futuro interligado.
Maria Stuart, rainha de Escócia entre 1542 e 1567, viu-se forçada a abdicar do seu trono e procurou a proteção da sua prima Isabel, rainha de Inglaterra. Só que, aos vinte e cinco anos, ficou prisioneira de Isabel. Esta biografia escrita por John Guy, um dos maiores historiadores contemporâneos, foi adaptada ao cinema por Josie Rourke. O filme está nomeado para dois óscares: melhor guarda-roupa e melhor maquilhagem e penteados.
Quero ler! »
MARY POPPINS
Um clássico transformado em filme. Na verdade, uma sequela há muito esperada: já em 1965 o filme original esteve nomeado para 13 categorias dos óscares e venceu cinco. Agora, a própria autora, P. L. Travers, esteve renitente em relação à adaptação da sua obra ao grande ecrã, que conta com Emily Blunt no principal papel. Mary Poppins é, em 2019, candidato à estatueta nas categorias de banda sonora, guarda-roupa, canção original e direção de arte.
Ler mais »
BLACK KLANSMAN
Ron Stallworth conta neste livro a sua experiência enquanto antigo polícia afro-americano infiltrado no Ku Klux Klan no final dos anos 70. Spike Lee adaptou-o ao cinema e BlacKkKlansman, o filme inspirado no livro, está nomeado para seis óscares, entre os quais, melhor filme, melhor realizador, melhor ator secundário. O livro está disponível apenas em inglês.
Começar a ler! »
NEVER LOOK AWAY
Um drama histórico e romântico, esta obra de Linwood Barclay acompanha ao longo de 30 anos a vida de Gerhard Richter, um dos pintores alemães mais admirados do século XX, que cresceu na sombra do regime nazi. Uma verdadeira homenagem adaptada ao cinema pelo realizador Florian Henckel von Donnersmarck e nomeada nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor fotografia.
Quero ler! »

Wook está a dar

Subscreva!