Os Livros do Ano - 2018

São estes os sete magníficos, verdadeiras relíquias escolhidas a dedo e com pinças que têm entrada direta para o paraíso literário do ano que agora finda.

Marcaram-nos pela força narrativa, pela solidez das personagens, pelo artifício das palavras, pelo efeito antigravidade (não os conseguimos largar até chegar ao fim) e por nos fazerem pensar na (nossa) vida.

São histórias ecléticas, editadas em 2018, e que nos deixaram, além do vazio sôfrego, a árdua tarefa de encontrarmos um substituto à altura.
Este foi um ano bom. Mesmo bom.
Os Livros do Ano - 2018
Os Livros do Ano - 2018
SE ESTA RUA FALASSE
Tish, 19 anos, apaixona-se por Fonny, de 22, que conhece desde criança. Fazem juras de amor e conjuram sonhos para a vida a dois. Mas Fonny é atirado para a prisão, falsamente acusado de violar uma mulher. Esta obra de James Baldwin (1924-1987) é uma referência para quem procura compreender as questões raciais e o movimento supremacista branco da América dos anos 70. Um romance intemporal e insurgente, pela primeira vez editado em Portugal. Absolutamente imperdível.
Ler agora! »
O TATUADOR DE AUSCHWITZ
Um bom livro e um fenómeno de vendas. Não são muitas as vezes que se reúnem estes dois critérios, mas o O Tatuador de Auschwitz conseguiu o feito. Uma história assombrosa de sobrevivência protagonizada por Lale Sokolov - vítima do Holocausto e tatuador de Auschwitz - e por Gita, a mulher que conquistou o seu coração.
Baseado numa história verídica, este é um livro comovente sobre como o amor se revela, por vezes, nas mais terríveis circunstâncias.
Quero ler! »
A MORTE DO COMENDADOR
Um pintor, abandonado pela sua esposa, retira-se para a casa de montanha de um artista famoso. Mas a descoberta de um quadro inédito vai desencadear uma série de eventos misteriosos...
Murakami regressou em força com um romance em que, a par da música e da pintura, aborda de forma inconfundível temas como a solidão, o amor ou a paternidade. O segundo volume sai já na primavera de 2019.
Começar a ler! »
ANOITECER NO PARAÍSO
De Lucia Berlin (1936-2004), autora do aclamado Manual para Mulheres de Limpeza, Anoitecer no Paraíso é o segundo volume de contos inéditos traduzidos em Portugal.
Esta redescoberta literária de Berlin, capaz de encontrar a beleza nos lugares mais sombrios, e da sua escrita crua (corrosiva, até), minuciosa, inteligente, despudorada e profundamente emocional marcaram o nosso ano.
Continuar a ler! »
UM GENTLEMAN EM MOSCOVO
Bem-vindo à vida do conde Aleksandr Rostov, poupado pelos bolcheviques, condenado à prisão no Hotel Metropol. Acompanhe as transformações na Rússia do início do séc. XX, através de uma galeria irresistível de personagens.
Este é um romance protagonizado por um cavalheiro que vai perdendo todos os luxos, mas descobrindo a humanidade, sem nunca perder o charme e o humor. Tudo isto na elegante prosa de Amor Towles numa luxuosa edição de capa dura.
Comprar agora! »
ELIETE
Sete anos depois de O Retorno, Dulce Maria Cardoso apresenta-nos Eliete, um livro e uma protagonista homónima com uma vida absolutamente normal. Tão normal quanto se pode imaginar: tem 42 anos, é agente imobiliária, casada, tem duas filhas, um carro. Não tem dívidas, não tem aspirações, nem invejas.
Teria tudo para ser uma história aborrecida se não fosse Dulce Maria Cardoso a escrevê-la. Quando a aparente capa da normalidade começa a levantar-se, a autora arrebata-nos com a mestria narrativa e deixa-nos a pensar profundamente na nossa vida. E só isso já seria o bastante para justificar a presença deste livro nesta lista. Aqui está.
Quero ler! »
POEMAS ESCOLHIDOS
A poesia salva-nos e este livro é a prova disso.
Ron Padgett tem 76 anos e é um poeta praticamente desconhecido em Portugal... exceto, talvez, se lhe dissermos que escreveu quatro poemas originais para «Paterson», o belíssimo filme de Jim Jarmusch (que também é um dos nossos favoritos de 2018).
Poemas Escolhidos é o primeiro livro editado em Portugal do poeta norte-americano. Tem uma capa bem bonita, edição bilingue e conquistou-nos de imediato.
Quero ler! »

Wook está a dar

Subscreva!