O incrível fondant de chocolate de Gordon Ramsay

«As Minhas Melhores Receitas» é o novo livro do famoso chef de cozinha britânico, que nos deixou com água na boca.
E esta é uma das nossas receitas preferidas - mas foi muito difícil escolher!
Fondants de chocolate
Ingredientes | 4 pessoas

  • 150 g de manteiga, mais extra para untar
  • 150 g de chocolate negro (60-70% de cacau), picado grosseiramente ou partido em pedaços pequenos
  • 75 g de farinha sem fermento
  • 3 ovos grandes
  • 3 gemas de ovo grandes
  • 200 g de açúcar refinado

  • Gelado de baunilha, crème fraîche ou chantili, para servir
Fondants de chocolate


1. Pré-aqueça o forno a 190 ºC/170 ºC com ventoinha /Gás 5. Unte com manteiga 4 formas de flan ou pequenas formas de cerâmica com 200 ml, coloque num tabuleiro de forno e reserve.

2. Adicione a manteiga e o chocolate numa taça grande resistente ao calor colocada sobre um tacho com água em fervura branda (a taça não deve tocar na água) e deixe até derreter, mexendo de vez em quando. Retire do lume, peneire a farinha por cima e bata com um batedor de varas.

3. Noutra taça, bata os ovos, as gemas e o açúcar com um batedor de varas até ligar bem e, a seguir, envolva na mistura de chocolate, batendo até obter uma mistura suave e bem ligada. Deite a mistura nas formas de cerâmica ou de flan, distribuindo-a de forma homogénea. Coza no forno durante 15-20 minutos – os fondants estão prontos de os agitar um pouco e apenas o centro abanar ligeiramente.

4. Retire do forno. Se necessário, com uma faca afiada, solte os fondants de cada forma, inserindo a faca entre o bolo e a forma. Com cuidado, vire cada fondant para um prato e sirva imediatamente com crème fraîche, chantili ou gelado de baunilha.


    O fondant de chocolate perfeito não se desfaz quando o vira para tirar da forma, mas liberta chocolate derretido quando introduz uma colher na massa. O truque para um bom fondant (e impressionar os amigos) está no tempo de cozedura. Ao fim dos primeiros 15 minutos, verifique os fondants agitando-os suavemente – estão prontos apenas se o centro abanar um pouco. Se não for assim, volte a pô-los no forno e continue a verificar até atingir este resultado.

    Livros relacionados

    Wook está a dar

    Subscreva!