«Mulheres Invisíveis»: vivemos num mundo feito para homens

«Invisible Women» caiu como uma bomba. O mundo, feito à medida dos homens, precisa de ler este livro.
imagem
Mulheres Invisíveis, de Caroline Criado Perez
Infelizmente, para as mulheres, o mundo continua desigual. Mas quão desigual?

Em Mulheres Invisíveis, a escritora e ativista Caroline Criado Perez reuniu uma cornucópia de estatísticas - desde como audições cegas aumentaram para quase 50% a proporção de instrumentistas femininas contratadas por orquestras, até aos bons motivos pelos quais as mulheres demoram até 2,3 vezes mais tempo que os homens para ir à casa de banho.
Este é «o mundo do homem», aprendemos, porque aqueles que o construíram não levaram em conta as diferenças de género.

Criado Perez não pretende provar ou iniciar uma vasta conspiração; fazendo uso dos dados como um laser, corta de forma limpa a névoa de preferências inconscientes e impensadas. Em páginas que são um terreno familiar e fértil de preconceitos de género, a autora expõe factos, reunidos com ambição e competência, que estão na raiz da discriminação que afeta diariamente a vida das mulheres.

Vencedor do Royal Society Science Book Prize em 2019 e do Financial Times and McKinsey Business Book of the Year no mesmo ano, este é o livro que qualquer legislador, político ou gestor deveria ter na sua estante – e ler.
TAMANHO ÚNICO (MAS PARA HOMENS)
«A resposta para o problema dos smartphones demasiado grandes para as mãos das mulheres parece óbvia: conceber aparelhos mais pequenos. E é claro que há aparelhos mais pequenos no mercado, com destaque para o iPhone SE da Apple. Mas se o SE já não era atualizado há dois anos e por isso era um produto inferior à gama padrão dos iPhones (…).
Na China, as mulheres e os homens com mãos mais pequenas podem comprar o Keecoo KI, que, com o seu design hexagonal, está a tentar dar resposta ao tamanho das mãos das mulheres: ótimo. Mas tem um processador menos potente e vem equipado com um programa de embelezamento das fotografias. Mau. Péssimo.»

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!