Maria Alberta Menéres. Uma vida entre a palavra e os sonhos

Maria Alberta Menéres
São mais de uma centena os livros infantojuvenis assinados por Maria Alberta Menéres e incontáveis os sonhos e as memórias que criou – que nos criou - a súmula de tantas horas a lê-la.

Nome incontornável da literatura, foi autora dos icónicos Um Peixe no Ar, Um Camaleão na Gaveta, O Poeta Faz-se aos 10 anos e, por ventura o mais especial e popular de todos, Ulisses, que conta já com 45 edições e mais de um milhão de exemplares vendidos. Mas a sua carreira também se estendeu à poesia, tendo publicado 15 livros para o público em geral, obra que será totalmente reeditada e organizada pela Porto Editora num só volume.
«UMA INFÂNCIA FELIZ QUE NUNCA TERMINOU»
Foi a criadora do mítico Pirilampo Mágico, a convite de José Manuel Nunes, da RDP/Antena 1, e dirigiu, durante mais de uma década, o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP.

Em 1960, venceu o Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi com o livro Água-memória. Em 1986, foi agraciada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças «pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade.»  
Em 2010, recebeu a Condecoração da Ordem de Mérito Civil no grau de Comendador.

Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres nasceu em Vila Nova de Gaia, a 25 de agosto de 1930 e morreu, em Lisboa, a 15 de abril de 2019.

Selecionámos três livros, uma ínfima amostra perante a dimensão e qualidade da sua obra. 
ULISSES
MARIA ALBERTA MENÉRES
Inspirado num clássico da literatura (Odisseia de Homero) adaptado a um público mais jovem. Uma obra cheia de criatividade, aventuras e imaginação que nos deixa uma importante mensagem: nunca desistir. De leitura obrigatória qualquer que seja a idade.
O POETA FAZ-SE AOS 10 ANOS
MARIA ALBERTA MENÉRES
O relato da descoberta do mundo mágico da poesia por um grupo de jovens alunos. A beleza e o sentido das coisas contado de forma enternecedora por uma professora – no caso, pela autora.
À BEIRA DO LAGO DOS ENCANTOS
MARIA ALBERTA MENÉRES
Num planeta semelhante à Terra, duas crianças, Ele e Ela, interrogam a Vida, procuram significados para as palavras desconhecidas e, assim, vão descobrindo o mundo através da amizade.

Wook está a dar

Subscreva!