Man Booker International 2019: os 6 finalistas

Já foi anunciada a shortlist dos candidatos ao Man Booker International, um dos mais reputados prémios literários.
A lista, selecionada por um painel de cinco jurados, volta a incluir Olga Tokarczuk, a vencedora do ano passado, mas também o colombiano Juan Gabriel Vásquez, vencedor do Prémio Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas 2018.
A partir da Somerset House, em Londres, a presidente do júri deste ano, a historiadora inglesa Bettany Hughes, considerou que estas obras «subvertem e apoiam essa colisão bonita e estranha entre a experiência e a imaginação chamada escrita». Por sua vez, o escritor Pankaj Mishra, outro dos membros do júri, descreveu esta lista como «absolutamente brilhante, diversa, intelectual e moralmente ambiciosa.»

O vencedor será revelado no dia 21 de maio.
THE YEARS
ANNIE ERNAUX
Um monumental relato da história francesa do século XX, refratada através da vida de uma mulher.
THE REMAINDER
ALIA TRABUCCO ZERÁN
Santiago, Chile. A cidade está coberta de cinzas e três filhos de ex-militares enfrentam um passado do qual não se podem lembrar… nem esquecer.
DRIVE YOUR PLOW OVER THE BONES OF THE DEAD
OLGA TOKARCZUK
Olga Tokarczuk regressa a esta lista com uma provocação às nossas perceções de loucura, injustiça contra pessoas marginalizadas, direitos dos animais e a hipocrisia da religião tradicional.
CELESTIAL BODIES
JOKHA ALHARTHI
Um poderoso romance que acompanha a turbulência da transição de Omã de uma sociedade tradicional e esclavagista para os dias modernos através da lente de uma família, dos seus amores e perdas.
THE PINE ISLANDS
MARION POSCHMANN
Uma história profundamente comovente sobre as transformações que procuramos e as que encontramos ao longo do caminho.
THE SHAPE OF THE RUINS
JUAN GABRIEL VÁSQUEZ
Uma investigação sobre dois assassinatos políticos que, apesar de estarem separados por mais de 30 anos pelo tempo, têm mais em comum do que se pensa.
---
Em 2018, a polaca Olga Tokarczuk foi a vencedora com Flights (Viagens), um fascinante romance de 352 páginas editado recentemente em português pela Cavalo de Ferro.
O Man Booker Prize International tem um valor pecuniário de 50 mil libras (58 mil euros) e foi criado em 2016 para incentivar a publicação e leitura de ficção de qualidade traduzida para língua inglesa.

Wook está a dar

Subscreva!