Já sabe qual é a Palavra do Ano?

Já sabe qual é a Palavra do Ano?
Enfermeiro. Com 37,8% dos votos e numa votação histórica de 226 mil participações, os portugueses elegeram este vocábulo como o mais marcante de 2018. A célebre iniciativa promovida pela Porto Editora completou, este ano, uma década.
PALAVRA DO ANO: ENFERMEIRO
Nesta edição e na disputa pelo pódio, além de enfermeiro, estavam os substantivos «professor», que arrecadou 33,4% dos votos, e «toupeira», nuns já distantes 10,6%.

Num grupo de dez palavras, estavam ainda a concurso «assédio», «especulação», «extremismo», «paiol», «populismo», «privacidade» e «sexismo».

Esta lista, segundo a Porto Editora, resulta do «acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo por este grupo editorial e pela análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como nas consultas online dos dicionários da Porto Editora através da Infopédia.»

Paulo Rebelo Gonçalves, responsável de comunicação do grupo, refere ao Wookacontece que esta iniciativa permite «reforçar a memória coletiva» dos portugueses, ano após ano: «Rapidamente nos recordamos por que motivo 'irrevogável' foi uma das palavras candidatas em 2013 ou, ainda, de, em 2011, ter vencido 'austeridade'. «Isto já não é algo apenas da Porto Editora, é de todos os portugueses», termina.

Em 2017, foi escolhida a palavra «incêndios», com 37% dos votos, numa votação que reuniu 30 mil internautas.

Wook está a dar

Subscreva!