Há uma coisa muito simples que pode mudar a sua vida

Uma Floresta em Casa
Uma Floresta em Casa, de Jørn Viumdal
Já ouviu falar no método Skogluft?
Se não, caro leitor, este é o momento em que a sua vida vai mudar.

Imagine que eu lhe dizia que existe uma coisa, uma única coisa, que pode fortalecer o seu sistema imunitário, combater o cansaço e reduzir o stresse. Que lhe vai dar mais vitalidade, energia, alegria e saúde. Uma só coisa.

Plantas.

Simples, não é? Este livro demonstra como ter uma seleção cuidadosa de plantas cultivadas e dispostas de formas específicas nos espaços interiores pode trazer benefícios extraordinários.

E agora vou dizer-lhe como.
«PORQUE PASSAMOS TANTO TEMPO ENTRE QUATRO PAREDES, QUE NÃO É O NOSSO HABITAT NATURAL NEM A MANEIRA COMO FOMOS FEITOS PARA VIVER?»
«O esforço consiste maioritariamente em reservar uma horas ou duas, a sós ou com a família e amigos, e fixar um ou dois sistemas de jardim vertical numa parede. Neles irá colocar uma seleção de plantas cujo nome lhe direi e depois acender uma lâmpada com o tipo adequado de luz. Talvez suje um pouco os dedos, na primeira tarde. Talvez tenha de fazer dois buracos com berbequim na parede e varrer um pouco no final. E depois disso? Depois, só tem de as regar a cada três semanas e, de vez em quando, podá-las segundo um método que lhe vou ensinar. Acha extenuante? Bem me parecia que não.»

O autor do livro é exímio em deixar-nos sem desculpas: não dá trabalho, não exige conhecimentos prévios e só faz bem.

O impacto da falta da natureza e de contacto com espaços verdes está documentado há muitos e muitos anos: dores de cabeça, sensação de peso, fadiga ou irritações no trato respiratório são apenas alguns dos sintomas mais comuns. Os benefícios são incontáveis.
«QUANDO IMAGINAMOS UM PARAÍSO, ELE CONTÉM SEMPRE VIDA VEGETAL EXUBERANTE E MUITA LUZ.»
Neste verdadeiro guia de bem-estar, Viumdal esclarece-nos, passo a passo, de como podemos trazer a natureza para perto de nós, para dentro de casa ou para os escritórios. Indica-nos a lista de compras, a instalação, os segredos da plantação, da rega e da iluminação – aliás, «para conseguir o melhor para si e para as suas plantas, só precisa de um tipo de iluminação: luz branca, com uma temperatura de 5000 K ou mais.» Talvez lhe tentem impingir outra coisa. Não aceite.

O mesmo para as plantas: há as especiais e as «mesmo especiais», que purificam o ar, absorvendo as toxinas. Não seja forreta.

E agora, vamos pôr mãos à obra?

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!