Como voltar à normalidade em tempos de pandemia

imagem
Recomeçar, de Vera de Melo
Nos últimos meses, o mundo mudou. Uma pandemia entrou de rompante nas nossas vidas e abateu-se sobre nós um sentimento de medo e ansiedade.
Vivemos «um dia de cada vez», gerindo as rotinas e as emoções da melhor forma que sabemos, mas nem sempre certos de ser o melhor caminho.
Entretanto, surgiu a inevitável questão: Como é que esta realidade nos afetou?

Em Recomeçar - Um guia para lidar com o mundo em mudança, a psicóloga clínica Vera de Melo explica como podemos reiniciar a vida, resolver angústias interiores e reposicionarmo-nos, com sucesso, perante os desafios que enfrentamos.
Construir um novo normal é imperativo.

Para isso, a autora vai lançando, ao longo das páginas, perguntas de autodiagnóstico («depois desta experiência, que tipo de pessoa quer ser?»), dicas («persiga objetivos, não pessoas»), e várias receitas para o sucesso, caso a caso.
COMO É QUE SE VOLTA À NORMALIDADE DEPOIS DE UM EVENTO TRAUMÁTICO?
«Cada pessoa consciencializou-se da sua vulnerabilidade perante a vida, pelo que agora, quando tudo tende a estar mais tranquilo, pode ter a tendência de querer viver de forma mais intensa e imediata. Ultrapassando o receio da infeção, da morte, surge o desejo da vida, do prazer e inevitavelmente alguns excessos.
Não tenha pressa de viver, tem tempo. Pratique uma atitude mais humana e empática.
Não queira ser super-herói. Não queira voltar a fazer tudo nas primeiras semanas. É humanamente impossível.

(…)
Talvez outro vírus muito mais benéfico também se espalhe e, se tivermos sorte, irá infetar-nos: o vírus de refletirmos sobre nós e estarmos atentos às nossas emoções e sentimentos.»
UMA RECEITA PARA O SUCESSO
Neste novo mundo, o segredo do sucesso estará na forma como mantém o seu equilíbrio emocional. Para tal, deixo-lhe sete dicas. Ajuste-as e adapte-as à sua realidade.
  1. Independentemente do que aconteça, seja sempre genuíno, não queira ser quem não é. Não ceda ao mundo das futilidades nem das aparências. (…)
  2. Tenha sempre em mente os seus valores e nunca abdique deles, são a sua melhor herança. (…)
  3. Seja seletivo no que diz respeito a quem quer ter na sua vida. Escolha quem acrescenta valor, quem potencia o seu desenvolvimento, não quem o atrapalha, quem o condiciona. (…)
  4. Nunca se apoie em expetativas, mas na realidade. Seja mais interessado do que interessante mais empático do que simpático, ouça mais do que fale.
  5. Foque-se nas soluções e siga com tenacidade rumo à concretização dos seus sonhos. Não deixe que um obstáculo o derrube.
  6. Não se foque no marketing pessoal. Mais do que falar de si mesmo, o importante é ter evidências do que é capaz de fazer, o que só ocorre se o foco estiver em fazer, e não em publicitar o que se faz. (…)
  7. Divirta-se na jornada da vida, em que a alegria e a boa-disposição são fundamentais. Não deixe que nada nem ninguém lhe roube o sorriso. (…)

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!