«A Aluna Americana», de João Pedro Marques: um livro com música dentro

Recomeça
A Aluna Americana de João Pedro Marques
A Aluna Americana é o novo livro de João Pedro Marques e, tal como nos descreve o autor, «conta a história de amor entre o professor universitário José Duarte Cincinnato de Sousa e Isabel Botelho, uma aluna sua. A narrativa passa-se nos anos 60 e início da década seguinte, uma época na qual, como disse Paul Simon, a música fluía e impregnava a vida do dia a dia.

Como não poderia deixar de ser essa música está presente neste romance não apenas como uma ilustração daquele tempo, mas também como uma parte da narrativa porque cada canção que entra no texto tem uma ligação, um nexo, com segmentos específicos da história. Se Isabel, numa bancada do Candlestick Park, em São Francisco, canta, de lágrimas nos olhos, She’s a Woman em uníssono com os Beatles, é porque morre de saudade do seu amor desavindo e lhe quer pedir perdão. E se José Duarte se amargura sempre que ouve Et maintenant, de Gilbert Bécaud, é porque, com a partida de Isabel, a sua vida se tornou vazia e sem sentido.

A playlist seguinte comporta 28 músicas. Cada uma delas lembra ao leitor o som daquele período e transporta-o para um momento particular de uma extraordinária história de amor.»

Comprove-o por si:
O autor, João Pedro Marques
UM LIVRO COM MÚSICA LÁ DENTRO
PLAYLIST SPOTIFY - WOOK

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!