Editorial da semana: cuidar da imaginação

Se a comida nos ajuda a manter de pé, nos dá forças e a variedade dos alimentos ajuda-nos a manter saudáveis, os livros ajudam-nos a cuidar da imaginação.
Para mim, comparar comida e livros é naturalmente compreensível: bem escolhidos são ótimos para a saúde! Nunca sabemos o que esperar de um prato até o provarmos. E não vale julgar pelo aspeto! A capa do livro não te diz os sabores que ele te pode trazer. Seja um romance, seja policial, sejam contos, ou qualquer outro género, há sempre um ingrediente secreto em cada prato. Há sempre um tempero especial em cada livro.
Livros
Se as refeições fossem um livro
Se as refeições fossem um livro, teria sem dúvida um Admirável Mundo Novo ao pequeno-almoço. É a refeição mais importante do dia. Não a podemos descorar, seja porque estamos atrasados para o trabalho, porque a noite foi curta, porque sim ou porque não. Este pequeno-almoço de Aldous Huxley é uma vitamina anti-rotina, para nos manter o espírito crítico e não nos deixarmos levar na espuma dos dias. Reservemos-lhe o seu tempo! Contos de cães e maus lobos serão servidos ao almoço. Se a comida nos faz viajar pelos lugares, pelas culturas e pelas tradições, é nessa mágica viagem que embarcamos com Valter Hugo Mãe para lugares impensáveis, muitas vezes dentro de nós mesmos. Os onze contos são despretensiosos e estão acompanhados por ilustrações que fazem mexer a nossa imaginação. O jantar será servido com pontualidade britânica. À mesa senta-se Sir Artur Conan Doyle e as suas personagens que serão companhia para o serão. Qualquer uma das suas obras nos iria fechar bem o dia. Saborosos mistérios que nos despertam os sentidos e nos remetem para um imaginário de aventuras e de enredos dos crimes. Deixemo-nos levar, numa refeição intensa, demorada e muito bem acompanhada. Nas leituras, como na comida, escolhemos sempre aquilo que gostamos e que nos mantém nutridos e de estômago aconchegado. Na comida e nas leituras, mais que os gostos pessoais, importa sim saborear!


Ana Luísa Rego, gestora de produto

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!