5 livros para compreender o que raio aconteceu em 2018

O título é sugestivo e impactante e é esse mesmo o objetivo.

Ainda que o leitor acompanhe notícias com regularidade, vamos concordar que há alturas em que ficamos completamente atónitos com o que se passa à nossa volta.
Em 2018, aconteceu o impensável (quantas vezes o disse enquanto lia jornais?) e ficamos na dúvida se estávamos perante a realidade ou uma sinopse de um livro de ficção.
O que aconteceu no mundo em 2018? Estes livros explicam
O que aconteceu no mundo em 2018? Estes livros explicam
A crise dos refugiados (e a sua demonização), o escândalo com a consultora Cambridge Analytica que utilizou milhões de dados de utilizadores do Facebook para influenciar resultados eleitorais, a ascensão do populismo um pouco por todo o lado, o movimento MeToo e a denúncia do que já não devia acontecer em nenhum lugar do mundo, o drama das alterações climáticas.

Nunca antes estivemos tão despertos; nunca como agora foi tão urgente estarmos. Compreender estes acontecimentos é compreender o mundo e simultaneamente pensar o nosso lugar nele. E estes livros ajudam-nos:
O MOVIMENTO #METOO
#MeToo foi a hashtag escolhida em 2017 para quebrar o silêncio e denunciar os abusos sexuais de que, todos os dias, milhares de homens e mulheres no mundo inteiro são vítimas. E continuou em 2018, com mais denúncias. Neste pequeno livro, Chimamanda Adichie pede para imaginarmos um mundo diferente em que mulheres e homens caminham lado a lado. Da Nigéria aos Estados Unidos, esta é uma reflexão apaixonante sobre o que significa ser mulher no séc. XXI. Sem qualquer tipo de radicalismos e com uma mensagem essencial.
Começar a ler »
A CRISE DOS REFUGIADOS
Se todos lêssemos este livro – e já agora este e este – talvez a expressão «ódio aos refugiados» não precisasse de ser empregue com tanta frequência. Talvez até se dissipasse da nossa vida, mesmo que só enquanto dura a leitura – porque o mundo ‘lá fora’ não lê ou talvez não queira sequer compreender. Num livro com o formato de um passaporte, Janne Teller vira a história do avesso: e se a guerra fosse aqui? E se fôssemos nós os refugiados?
Compreender uma das maiores crises humanitárias dos nossos tempos é um dever. Não julgar sem saber, também.
Quero ler! »
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
O que sabemos nós sobre isto?
Um dos maiores pensadores sobre o assunto e Prémio Nobel da Economia 2018, William D. Nordhaus, lança os dados do aquecimento global e oferece-nos uma nova análise, o que está em cima da mesa e quais os passos seguintes para retardar esta trajetória crítica. Uma obra abrangente e lúcida que retrata quer o impacto dos nossos pequenos gestos diários, quer o dos grandes.
[Disponível apenas em inglês]
Ler mais »
FACEBOOK: O ESCÂNDALO DA PRIVACIDADE
Em março de 2018, o jornal New York Times revelou que uma empresa chamada Cambridge Analytica acedeu aos dados pessoais privados de milhões de utilizadores do Facebook e os usou para influenciar eventos políticos, desde o Brexit até a eleição de Donald Trump. Tudo isto já seria posto em páginas por Dave Eggers alguns anos antes.
Profético e assustador, o autor mostra-nos o real impacto da tecnologia na nossa vida e faz-nos refletir sobre a (perda da) privacidade e liberdade individuais numa narrativa marcadamente orwelliana. Big brother is watching you.
Começar a ler! »
A ASCENSÃO DA EXTREMA-DIREITA
O que leva à eleição de Donald Trump, à ascensão da extrema-direita na Europa e à formação de grupos como os ‘coletes amarelos’? Este livro ajuda-nos a compreender o populismo e os seus perigos.
Partindo das experiências pessoais numa Europa dilacerada pela guerra e na sua longa carreira de diplomata, Madeleine Albright analisa a emergência do fascismo no século XX, alerta para os problemas do seu legado e explica as lições que devemos aprender para que a História não se repita. Outro bom livro é este.
Quero ler! »

Wook está a dar

Subscreva!