10 Autores que nasceram em julho

Julho é sinónimo de praia, mar, férias, mas, como todos os outros meses do ano, também significa livros. Hoje lembramos 10 escritores que nasceram em julho.
Hermann Hesse
A 2 de julho de 1877 nascia Hermann Hesse na pequena cidade de Calw, na orla da Floresta Negra e no estado de Wüttenberg. Foi a pena deste romancista e poeta alemão, que escreveu Siddharta (1922), um romance largamente influenciado pelas culturas hindu e chinesa, que recria a fase inicial da vida de Buda e nos conta a vida de um filho de um Bramane que se revolta contra os ensinamentos e tradições do seu pai até eventualmente encontrar a iluminação espiritual. Outras das obras mais conhecidas do autor, Das Glasperlernspiel (publicada em 1943), colocou Hesse na Lista Negra Nacional-Socialista, em Berlim. Não obstante, essa obra valeu-lhe, em 1946, o prémio Nobel da Literatura.
Saber mais »
Franz Kafka
De ascendência judaica e de expressão alemã, Franz Kafka nasceu a 3 de julho de 1883, em Praga, e morreu em 1924, em Viena. Estudou Direito durante alguns anos, mas em 1917 contraiu a doença que constituía, naquela época, o flagelo da humanidade - a tuberculose -, que o acompanhou sempre durante o resto da sua curta existência. Grande parte da obra literária de Kafka foi publicada depois da sua morte, o que não impediu a sua grande influência em toda a literatura moderna que lhe sucedeu - nomeadamente a corrente surrealista que influenciou através das ambíguas e grotescas cenas dos seus livros. Lembra-se da cena em que Gregor Samsa se transforma num inseto monstruoso?
Saber mais »
Mia Couto
O escritor moçambicano que nos ensinou que "a riqueza é como o sal. Só serve para temperar". Mia Couto sopra as velas a 5 de julho de 1955. Foi jornalista e professor e, atualmente, é biólogo e escritor. A sua obra está traduzida em diversas línguas e, entre prémios e distinções, destaca-se a nomeação deTerra Sonâmbula como um dos 12 melhores livros africanos do século XX e o prémio norte-americano Neustadt em 2013. Quem já leu os livros de Mia Couto sabe que estes prémios foram merecidos!
Saber mais »
Pablo Neruda
Neftalí Ricardo Reyes Basoalto é o verdadeiro nome do poeta que escreveu um dia: "eu nasci para a vida, para a terra, para a poesia e para a chuva". Escritor, diplomata e marxista chileno, Pablo Neruda nasceu a 12 de julho de 1904 em Parral, no Chile, e morreu a 23 de setembro de 1973, em Santiago. A sua poesia tornou-se rapidamente conhecida e o impacto literário que inicialmente obteve no seu país estendeu-se à Europa e ao resto do mundo. Em 1971, recebeu o Nobel de Literatura.
Saber mais »
Henry David Thoreau
Henry David Thoreau nasceu a 12 de julho de 1817. Autor estadunidense, poeta, naturalista, investigador, historiador, filósofo e transcendentalista, escreveu um dia que "a bondade é o único investimento que nunca vai à falência". A sua filosofia influenciou o pensamento político e ações de personalidades notáveis como Leo Tolstoy, Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr.. Ficou muito conhecido pelo livro intitulado Walden ou a Vida nos Bosques, no qual relata a sua experiência às margens do lago Walden, onde viveu durante dois anos uma vida simples e em comunhão com a natureza.
Saber mais »
Ernest Hemingway
Se estivesse vivo, Ernest Hemingway celebraria o aniversário a 21 de julho. A carreira literária do autor norte-americano desenvolveu-se a partir das experiências pessoais que mais o marcaram: a guerra e o jornalismo. O Adeus às Armas (1929) e Por Quem os Sinos Dobram (1940) são disso exemplo. O seu estilo inovador sem artifícios literários valeu-lhe, em 1954, o Nobel de Literatura. A 2 de julho de 1961, suicida-se, não sem antes deixar um conselho aos jovens escritores: "escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua de mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o simples coração de uma criança".
Saber mais »
Aldous Huxley
O autor de Admirável Mundo Novo (1932) nasceu a 26 de julho de 1864, no Surrey (Inglaterra), e deixou-nos no dia 22 de novembro de 1963, em Los Angeles (EUA). Na sua obra, tratou, sobretudo, o vazio da sociedade do século XX, recordando-nos continuamente que "talvez a maior lição da história seja que ninguém aprendeu as lições da história". Em 1954, publicou The Doors of Perception (As Portas da Percepção, na edição portuguesa), o título que inspirou o nome da banda de Jim Morrison, The Doors, onde relata as suas experiências com a mescalina.
Saber mais »
Beatrix Potter
Quem não conhece as incríveis aventuras de Pedrito Coelho? Beatrix era uma uma menina tímida que prezava a companhia dos seus animais de estimação e, desde muito cedo, começou a pintá-los. Apesar de, na época, a sua condição de mulher dificultar a entrada no seio literário, Beatrix Potter vingou no mundo da escrita e é hoje célebre pelos seus originais livros infantis. Faz anos a 28 de julho.
Saber mais »
Emily Brontë
O Monte dos Vendavais, adaptado várias vezes ao grande écrã e considerado uma das obras mais intensas da língua inglesa, foi escrito pela pena de Emily Brontë. A autora nasceu a 30 de julho de 1818, em Thornton, no Yorkshire. O seu seio familiar incentivou-a desde muito cedo para o estudo e para a composição literária. Emily tentou ganhar a vida como professora, mas uma saúde precária obrigou-a a desistir. Trinta anos depois do seu nascimento, a 19 de dezembro de 1848, em Haworth, deixou-nos, vítima de tuberculose.
Saber mais »
J. K. Rowling
"Nós não precisamos de magia para mudar o mundo, nós possuímos todo o poder que precisamos em nós: temos o poder para imaginar melhor". J. K. Rowling dispensa apresentações. Autora da série bestseller Harry Potter, a sua obra foi homenageada com diversos galardões, incluindo a Order of the British Empire por serviços prestados à literatura infantojuvenil, o Prémio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião de Honra Francesa e o Prémio Hans Christian Andersen. Para além da sua carreira literária, J. K. Rowling é fundadora da Lumos, uma organização que tem como objetivo a criação de melhores condições de vida para as crianças desfavorecidas. Harry Potter, a sua personagem mais famosa, sopra as velas no mesmo dia do aniversário da autora: 31 de julho.
Saber mais »

Wook está a dar

Subscreva!