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Williams On Williams - The Classic Spielberg Scores - CD Música

de John Williams
editora: Sony Classical, janeiro de 1995
20,31€
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ALINHAMENTO

Disco 1
01 - E. T. The Extra-Terrestial - Flying
02 - Jurassic Park - Theme
03 - Schindler's List - Remembrances
04 - Hook - Flight To Neverland
05 - 1941 - The Battle For Hollywood
06 - Hook - Smee's Plan
07 - Jaws - The Barrel Chase
08 - Jurassic Park - My Friend, The Brachiosaurus
09 - Empire Of The Sun - Jim's New Life
10 - Close Encounters Of The Third Kind - The Dialogue
11 - Hook - The Lost Boys' Ballet
12 - Schindler's List - Theme
13 - Raiders Of The Lost Ark - The Basket Chase
14 - Hook - The Face Of Pan
15 - Hook - The Banquet

Williams On Williams - The Classic Spielberg Scores - CD

de John Williams

Propriedade Descrição
Editora: Sony Classical
Data de Lançamento: janeiro de 1995
Dimensões: 125 x 140 x 8 mm
Tipo de produto: Música
Classificação temática: Bandas Sonoras > Banda Sonora
EAN: 0074646841921
Número de discos: 1
Duração (m): 68
Formato: CD

SOBRE O ARTISTA

John Williams

John Williams é um compositor, maestro e pianista norte-americano, nascido a 8 de fevereiro de 1932 em Nova Iorque, Estados Unidos. Ele é amplamente considerado um dos maiores e mais influentes compositores de bandas sonoras da história do cinema. Com uma carreira que se estende por mais de seis décadas, Williams compôs algumas das músicas mais icónicas e reconhecíveis da história do cinema, incluindo as bandas sonoras de Star Wars, Indiana Jones, Jaws (Tubarão), E.T. the Extra-Terrestrial, Jurassic Park, Superman, Harry Potter e muitas outras. As suas composições são conhecidas pela sua grandiosidade, lirismo e capacidade de captar a essência emocional das histórias que acompanham.

Williams começou a sua carreira musical estudando piano na Juilliard School em Nova Iorque, onde se preparava inicialmente para ser pianista de concertos. No entanto, o seu interesse pela composição levou-o a Hollywood, onde começou a trabalhar como arranjador e orquestrador para filmes e televisão durante a década de 1950. Nos anos 60, Williams começou a compor bandas sonoras para filmes menores, ganhando gradualmente reputação pela sua habilidade de criar música que elevava o impacto emocional das cenas.

A sua grande oportunidade veio em 1974, quando foi convidado por Steven Spielberg para compor a banda sonora de The Sugarland Express, o primeiro grande filme do realizador. A colaboração entre Spielberg e Williams seria uma das mais prolíficas e bem-sucedidas da história do cinema. Em 1975, Williams compôs a música para o thriller de Spielberg Jaws (Tubarão), que se tornou um marco na música de cinema. O tema principal, com as suas notas repetitivas e tensas, é um dos motivos musicais mais reconhecíveis e é frequentemente citado como um exemplo perfeito de como a música pode aumentar a tensão e o suspense num filme. A banda sonora de Jaws rendeu a Williams o seu segundo Óscar (o primeiro foi por Fiddler on the Roof em 1971) e consolidou a sua posição como um dos principais compositores de Hollywood.

Em 1977, Williams compôs a banda sonora de Star Wars, dirigida por George Lucas, que se tornou uma das mais célebres e influentes de todos os tempos. O tema principal de Star Wars, com a sua fanfarra triunfante e orquestração épica, tornou-se imediatamente icónico e é reconhecido em todo o mundo. A música de Star Wars é amplamente creditada por reviver o interesse pelas partituras orquestrais tradicionais em filmes numa época em que a música de cinema estava a começar a abraçar os sintetizadores e outros sons mais modernos. Williams ganhou o Óscar pela banda sonora de Star Wars e continuou a compor música para todas as sequências e prequelas da saga, criando um dos corpos de trabalho mais consistentes e reconhecíveis na história do cinema.

Nos anos seguintes, Williams continuou a trabalhar com Spielberg em vários filmes de sucesso, incluindo Close Encounters of the Third Kind (1977), Raiders of the Lost Ark (1981) e suas sequências na saga Indiana Jones, E.T. the Extra-Terrestrial (1982), e Schindler’s List (1993), entre muitos outros. A música de Schindler’s List, em particular, foi aclamada pela sua beleza e sensibilidade, capturando o profundo drama emocional da história do Holocausto. Esta banda sonora rendeu a Williams o seu quinto Óscar.

Além dos seus trabalhos para Spielberg, John Williams compôs também a música para a série de filmes Superman (1978) dirigida por Richard Donner, criando outro tema icónico que se tornou sinónimo do personagem de banda desenhada. Nos anos 2000, Williams compôs as bandas sonoras dos primeiros três filmes da série Harry Potter, contribuindo com um tema principal, "Hedwig's Theme", que se tornou o motivo musical associado ao universo de Harry Potter.

Williams é conhecido pela sua capacidade de criar temas memoráveis e pela sua orquestração rica e complexa. As suas influências musicais incluem compositores clássicos como Gustav Holst, Igor Stravinsky e Richard Wagner, e ele é mestre em combinar a tradição da música clássica europeia com as necessidades narrativas e emocionais do cinema moderno.

Ao longo da sua carreira, John Williams recebeu inúmeras honras e prémios, incluindo cinco Óscares, quatro Globos de Ouro, 25 Grammys e sete BAFTAs. Com mais de 50 nomeações ao Óscar, Williams é a pessoa mais nomeada ainda viva e a segunda pessoa mais nomeada na história da Academia, apenas atrás de Walt Disney.

Além do seu trabalho em cinema, Williams também compôs música para concertos, incluindo sinfonias, concertos para diversos instrumentos e obras para orquestra e coro. Foi também o maestro principal da Boston Pops Orchestra de 1980 a 1993, mantendo uma associação longa e produtiva com a orquestra.

Mesmo depois de décadas de carreira, John Williams continua a trabalhar ativamente em composições para cinema e concertos, permanecendo uma figura central na música de cinema e uma influência duradoura para gerações de compositores e cineastas. O seu impacto na cultura popular é imenso, e a sua música continua a ser uma parte essencial da história do cinema.

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