10% de desconto

Wes's Best - CD Música

de Wes Montgomery
editora: Resonance Records, junho de 2019
11,81€
10% DE DESCONTO CARTÃO

ALINHAMENTO


Disco 1
01 - Jingles
02 - Mr. Walker
03 - West Coast Blues
04 - Four On Six
05 - Once I Loved
06 - Wes' Tune
07 - Li'l Darling
08 - Down to Big Marys
09 - Diablo's Dance
10 - Nica's Dream
11 - Give Me the Simple Life
12 - Round Midnight

Wes's Best - CD

de Wes Montgomery

Propriedade Descrição
Editora: Resonance Records
Data de Lançamento: junho de 2019
Dimensões: 125 x 140 x 8 mm
Tipo de produto: Música
Classificação temática: Jazz/Blues > Jazz
EAN: 0712758040343
Número de discos: 1
Formato: CD / Album

SOBRE O ARTISTA

Wes Montgomery

Wes Montgomery, nascido John Leslie Montgomery a 6 de março de 1923, em Indianápolis, Indiana, e falecido a 15 de junho de 1968, foi um dos mais influentes guitarristas de jazz da história. Conhecido pelo seu som caloroso, técnica inovadora e uma abordagem melódica única, Montgomery transformou a guitarra no jazz, sendo amplamente reconhecido como um mestre do instrumento.

Montgomery começou a tocar guitarra relativamente tarde, por volta dos 20 anos, inspirado por Charlie Christian. Sem formação formal em música, desenvolveu um estilo próprio, caracterizado pelo uso do polegar em vez de uma palheta para tocar, o que lhe conferia um som mais suave e distinto. Este método tornou-se uma das suas marcas registadas, assim como a sua habilidade em tocar octavas e frases melódicas fluídas com aparente facilidade.

O primeiro grande reconhecimento veio quando tocou com o Lionel Hampton Orchestra nos anos 40 e 50. Contudo, foi em 1959 que a sua carreira disparou, após ser descoberto pelo saxofonista Cannonball Adderley. O contrato com a Riverside Records levou ao lançamento de álbuns icónicos como The Incredible Jazz Guitar of Wes Montgomery (1960), que incluía clássicos como "D-Natural Blues" e "Four on Six".

Nos anos 60, Montgomery explorou sonoridades mais acessíveis ao grande público. Álbuns como Bumpin’ (1965) e A Day in the Life (1967), este último com arranjos orquestrais, alcançaram sucesso comercial e expandiram o jazz para audiências mais amplas. Apesar de algumas críticas por se afastar do jazz puro, Montgomery manteve a sua sofisticação musical e continuou a encantar audiências com a sua habilidade única.

Infelizmente, Wes Montgomery faleceu prematuramente aos 45 anos, vítima de um ataque cardíaco. Apesar da sua curta vida, o seu impacto na música é imensurável. Artistas como George Benson, Pat Metheny e Lee Ritenour citaram-no como uma das suas maiores influências. Montgomery é lembrado não apenas pela sua técnica e som inconfundível, mas também pela sua capacidade de emocionar através da simplicidade e beleza da sua música.

Wes Montgomery permanece um ícone intemporal no jazz, um guitarrista que redefiniu o papel do instrumento no género e que continua a inspirar músicos em todo o mundo. A sua obra é um testemunho da sua genialidade e da sua paixão pela música.

(ver mais)

DO MESMO ARTISTA