The Navy Swings - CD Música

de The Dave Brubeck Quartet
editora: Sounds of Yester Year, dezembro de 2019
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL

ALINHAMENTO


Disco 1
01 - Introduction: The Duke
02 - Take the "A" Train
03 - I'm in a Dancing Mood
04 - St. Louis Blues
05 - Introduction: The Duke
06 - Gone With the Wind
07 - For All We Know
08 - Sounds of the Loop
09 - Introduction: The Duke
10 - Someday My Prince Will Come
11 - In Your Own Sweet Way
12 - Tangerine
13 - Introduction: The Duke
14 - Watusi Drums
15 - Thank You
16 - Nomad

The Navy Swings - CD

de The Dave Brubeck Quartet

Propriedade Descrição
Editora: Sounds of Yester Year
Data de Lançamento: dezembro de 2019
Dimensões: 125 x 140 x 8 mm
Tipo de produto: Música
Classificação temática: Jazz/Blues > Jazz
EAN: 5019317080303
Número de discos: 1
Formato: CD / Album

SOBRE O ARTISTA

The Dave Brubeck Quartet

The Dave Brubeck Quartet foi um dos grupos mais icónicos da história do jazz, formado em 1951 pelo pianista e compositor norte-americano Dave Brubeck. Com a sua combinação inovadora de composições complexas, tempos pouco convencionais e uma execução impecável, o quarteto desempenhou um papel fundamental na popularização do jazz moderno nos anos 50 e 60, conquistando tanto os críticos como o público.

A formação mais célebre do grupo incluiu Paul Desmond no saxofone alto, Joe Morello na bateria e Eugene Wright no contrabaixo. Foi com esta configuração que o quarteto alcançou o auge da sua criatividade e sucesso comercial. A parceria entre Brubeck e Desmond, em particular, tornou-se lendária, combinando o estilo melódico e suave de Desmond com a abordagem rítmica e arrojada de Brubeck ao piano.

O álbum mais famoso do quarteto, Time Out (1959), é uma obra-prima do jazz e uma das gravações mais revolucionárias do género. O disco é conhecido por explorar tempos ímpares e pouco convencionais, como 5/4 e 9/8, algo incomum no jazz da época. Inclui o sucesso "Take Five", composto por Paul Desmond, que se tornou uma das peças de jazz mais reconhecíveis de todos os tempos. Outras faixas marcantes incluem "Blue Rondo à la Turk", que combina influências da música turca com jazz, e "Strange Meadow Lark".

O quarteto continuou a inovar nos anos seguintes com álbuns como Time Further Out (1961) e Countdown: Time in Outer Space (1962), que exploraram novas estruturas rítmicas e harmónicas. Apesar da sofisticação técnica, a música do grupo sempre manteve uma acessibilidade melódica que atraía tanto puristas do jazz como ouvintes casuais.

Além do impacto musical, The Dave Brubeck Quartet também teve um papel importante no movimento dos direitos civis nos EUA. Dave Brubeck recusou-se a atuar em locais que não permitiam músicos afro-americanos, como Eugene Wright, contribuindo para a luta contra a segregação racial no meio musical.

Com o fim do quarteto clássico em 1967, Dave Brubeck continuou a explorar novos horizontes musicais, mas o legado do grupo permanece intemporal. The Dave Brubeck Quartet deixou uma marca indelével na história do jazz, desafiando convenções e expandindo os limites do género, enquanto conquistava um lugar especial nos corações dos amantes de música em todo o mundo.

(ver mais)

DO MESMO ARTISTA