Humanitá E Lucifero, Oratorio 1704 - CD Música

de Alessandro Scarlatti
editora: Opus 111, janeiro de 1995
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL

ALINHAMENTO

Disco 1

Prima Parte
01 - Sinfonia
02 - Recitativo (Humanita) E Qual D'intorno Io Mio
03 - Aria (Humanita) La Bianca Aurora
04 - Recitativo (Humanita) Ah Ch'a Ragion L'aurora
05 - Sinfonia Con Tromba
06 - Recitativo (Humanita) Ma Qual Fragor
07 - Aria (Lucifero) A Dispetto Delle Stelle
08 - Recitativo (Lucifero) E Che Ti Pensi, O Ciel Nemico
09 - Aria (Lucifero) A Dispetto Delle Stelle
10 - Recitativo (Humanita) Affrena, Inique Mostro
11 - Aria (Humanita) Al Lampo Del Ciglio
12 - Recitativo (Lucifero) Oh Quanto Rido
13 - Aria (Lucifero) Fin Ch'arene Havra Cocito
14 - Recitativo (Humanita) Mira, Superbo, Mira
15 - Duetto (Comincia Pure A Piangere

Arcangelo Corelli: Sonata In Do Maggiore, Op.4 No.1

Arcangelo Corelli: Sonata In Do Maggiore, Op.4 No.1

Arcangelo Corelli: Sonata In Do Maggiore, Op.4 No.1

Arcangelo Corelli: Sonata In Do Maggiore, Op.4 No.1

Arcangelo Corelli: Sonata In Do Maggiore, Op.4 No.1

Seconda Parte
20 - Sinfonia
21 - Recitativo (Humanita) Cadde Il Barbaro Mostro
22 - Aria (Humanita) Se Fanciulla Sempre In Culla
23 - Recitativo (Lucifero) Per Me Sempre Crudeli
24 - Aria (Lucifero) Pianga Pure Al Duol

Arcangelo Corelli: Sonata In Si Bemolle Maggiore Op.3 No. 3

Arcangelo Corelli: Sonata In Si Bemolle Maggiore Op.3 No. 3

Arcangelo Corelli: Sonata In Si Bemolle Maggiore Op.3 No. 3

Arcangelo Corelli: Sonata In Si Bemolle Maggiore Op.3 No. 3

Arcangelo Corelli: Sonata In Si Bemolle Maggiore Op.3 No. 3
29 - Recitativo (Humanita) Or Vanne Altero E Grande
30 - Aria (Humanita) Il Nuovo Mio Piacer
31 - Recitativo (Lucifer) Lo Veggio, Si Lo Veggio
32 - Aria (Lucifero) Torno Ai Regni Dell' Orrido Averno
33 - Recitativo (Humanita) Chi Potrá Ridire, Vergine Bella
34 - Aria (Humanita) Ogni Sponda Ed Ogni Riva

Humanitá E Lucifero, Oratorio 1704 - CD

de Alessandro Scarlatti

Propriedade Descrição
Editora: Opus 111
Data de Lançamento: janeiro de 1995
Dimensões: 125 x 140 x 8 mm
Tipo de produto: Música
Classificação temática: Clássica > Renascimento/Barroco
EAN: 0709861301294
Duração (m): 57
Número de discos: 1
Formato: CD / Album

SOBRE O ARTISTA

Alessandro Scarlatti

Alessandro Scarlatti (1660–1725) foi um compositor e mestre da música barroca italiana, amplamente reconhecido por sua contribuição para o desenvolvimento da ópera e da música instrumental. Nascido a 2 de maio de 1660, em Palermo, Sicília, Scarlatti é especialmente lembrado por seu trabalho como compositor de óperas, cantatas e concertos, além de ser uma figura central na música barroca italiana.

Scarlatti começou a sua formação musical em um ambiente profundamente influenciado pela tradição musical italiana, e ele rapidamente se estabeleceu como uma figura proeminente na cena musical de Roma e Nápoles. Sua carreira foi marcada por uma produção prolífica, sendo ele um dos primeiros compositores a se dedicar plenamente à forma da ópera italiana, e desempenhando um papel fundamental na evolução deste gênero.

A maior parte do trabalho de Scarlatti foi na área da ópera, tendo composto mais de 40 óperas ao longo da sua vida. Entre as mais notáveis estão Griselda (1721), La virtù trionfante (1706), e Il Pompeo (1710). Essas obras foram inovadoras para a época, com uma escrita vocal dramática e uma orquestração que tornava os seus trabalhos distintos dentro do desenvolvimento da ópera barroca. Em particular, ele é reconhecido por ajudar a transformar a ópera italiana, promovendo um estilo mais expressivo e emocional no tratamento das árias.

Além de óperas, Scarlatti também compôs uma grande quantidade de música sacra, incluindo messes, salmos, e cantatas religiosas. Sua obra sacra foi altamente inovadora, combinando técnicas de contraponto com uma harmonia mais suave e melódica. Um dos exemplos mais notáveis da sua música sacra é Stabat Mater (1707), uma obra que é até hoje reverenciada e frequentemente interpretada nas liturgias religiosas e concertos de música clássica.

Embora seja mais conhecido pelo seu trabalho em óperas e música sacra, Scarlatti também teve uma grande influência na música instrumental. Ele compôs sonatas e concertos, particularmente para instrumentos de corda e teclado, sendo ele um dos primeiros compositores a escrever uma série de sonatas para cravo, muitas das quais se destacam pela inventividade e pela habilidade técnica, antecipando o estilo clássico que seria mais tarde popularizado por compositores como Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart.

A sua música ficou em grande parte esquecida após a sua morte, mas hoje ele é amplamente reconhecido como um dos maiores compositores da sua época. Alessandro Scarlatti deixou uma marca indelével na música barroca italiana, sendo uma figura chave na transição do estilo barroco para o clássico. Sua obra ajudou a moldar o desenvolvimento da música de ópera e da música instrumental, influenciando gerações de compositores que viriam depois dele.

(ver mais)

DO MESMO ARTISTA