Harmonica Concerto; Bachianas Brasileiras No. 5: Aria - CD Música

de Heitor Villa-Lobos
editora: RCA Victor Red Seal, janeiro de 1989
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL

ALINHAMENTO

Disco 1

Harmonica Concerto
01 - Allegro Moderato
02 - Andante: Piu Mosso
03 - Allegro
04 - Bachianas Brasileiras No. 5: Aria
05 - Evocacao (Evocation)
06 - O Canto Do Cisne Negro (Song Of The Black Swan)
07 - Nesta Rua (On This Street)
08 - Joao Cambuete (John Cambuete)
09 - Samba-Classico (Classic Samba)
19 - Remeiro De Sao Francisco (The Oarsman Of The St. Francis River)
11 - Papai Curumiassu (Father Curumiassu)
12 - Lundu Da Marqueza De Santos (Lundu For The Marqueza De Santos)
13 - Mano Tiro, Tiro La (I Throw It All Away)
14 - Xango (St. Hieronymus)
15 - Cancao Do Marinheiro (Sailor's Song)
16 - Viola Quebrada (Broken Guitar)
17 - Improviso No. 7

Harmonica Concerto; Bachianas Brasileiras No. 5: Aria - CD

de Heitor Villa-Lobos

Propriedade Descrição
Editora: RCA Victor Red Seal
Data de Lançamento: janeiro de 1989
Dimensões: 125 x 140 x 8 mm
Tipo de produto: Música
Classificação temática: Outros Géneros > Outros
EAN: 0078635798623
Duração (m): 62
Número de discos: 1
Formato: CD / Album

SOBRE O ARTISTA

Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos foi um dos mais importantes compositores brasileiros e uma figura central na música clássica do século XX. Nascido a 5 de março de 1887 no Rio de Janeiro e falecido a 17 de novembro de 1959 na mesma cidade, Villa-Lobos é amplamente reconhecido por sua capacidade de integrar elementos da música folclórica brasileira com as tradições da música clássica europeia, criando um estilo único e inovador que é aclamado internacionalmente.

Villa-Lobos começou a estudar música ainda criança, incentivado por sua mãe e por seu pai, que era um músico amador e ávido por difundir a cultura musical em sua família. Desde jovem, Villa-Lobos teve contato com a música popular brasileira e os ritmos africanos que influenciavam o som das ruas do Rio de Janeiro, o que marcou profundamente sua obra.

Nos anos 1920, Villa-Lobos fez várias viagens ao interior do Brasil, onde recolheu e estudou as tradições musicais locais. Essas experiências foram fundamentais para o desenvolvimento do seu estilo composicional, que combina melodias, ritmos e harmonias da música brasileira com formas clássicas europeias. Este período também coincidiu com sua viagem a Paris, onde Villa-Lobos teve contato com o modernismo europeu e outros compositores como Stravinsky e Ravel, o que também influenciou sua música.

Entre as suas obras mais famosas estão as Bachianas Brasileiras, uma série de nove peças que fundem a música barroca de Johann Sebastian Bach com elementos da música popular brasileira. Outras obras importantes incluem o ciclo de Choros, que explora diversas formas musicais brasileiras, e os seus Concertos para Violão, que são marcos do repertório violonístico mundial.

Villa-Lobos também contribuiu significativamente para a educação musical no Brasil, sendo um defensor do ensino da música nas escolas e desenvolvendo programas de educação musical em massa que visavam democratizar o acesso à música.

O legado de Heitor Villa-Lobos é imenso, e ele é celebrado como o maior compositor brasileiro de todos os tempos. Sua música continua a ser executada e estudada em todo o mundo, destacando-se pela sua originalidade, riqueza rítmica e pela capacidade de capturar a alma do Brasil em suas composições.

(ver mais)

DO MESMO ARTISTA