Viva a Malta do Liceu!

editor: Pangeia Editores
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Na história dos homens e das instituições ocorrem amiúde, actos a que não é atribuída, à época, transcendente relevância, por serem meras emanações do poder governativo, mas que revelam mais tarde, mercê da mestria com que foram administrados os meios disponibilizados e do impacto que tiveram na sociedade, toda a sua incontornável importância. Esta é a história de um desses fenómenos.

O Liceu Salvador Correia foi criado no contexto político de alguma hostilidade contra os seus promotores, e teve vida efémera para um liceu, quando cotejado com alguns dos seus congéneres: apenas 56 anos de existência. De 1919 a 1975.
Porém, nessa curta existência foi, na apreciação do estudioso e investigador José Martins dos Santos, "um farol" nas trevas da ignorância e uma esperança para a juventude angolana, que haveria de frutificar em muitos alunos que chegaram aos mais altos patamares das carreiras que abraçaram, da arte à ciência, da comunicação à política, da economia ao desporto.
Do pulsar do Liceu Salvador Correia, da forma mágica como tocou todos os que respiraram o seu ar, impregnado do seu espírito saudável e solidário, da sua capacidade de fazer de cada filho um irmão, ainda há bastas e gratificantes memórias.
Esse manancial de informação corre, porém, o risco de se perder sucessivamente, se não for preservado em suportes mais duradouros do que a contingente memória dos homens.
Foi-se desenvolvendo, desde há uma meia dúzia de anos, a ideia de se registar em livro essa memória colectiva. Projecto ambicioso e cuja empresa infundia respeito. Muitos, individual e colectivamente, o concebiam, mas ninguém tinha tido até ao momento, a coragem ou a ousadia de se fazer ao mar.
A Associação dos Antigos Alunos do Liceu Salvador Correia - Portugal acalentava também, vivamente, há pelo menos cinco anos, um desses projectos.

Coube ao Engenheiro Miguel Anacoreta Correia, ex-aluno, e que também embalava o sonho, permanentemente alimentado em conversas nas muitas tertúlias que frequentava, impulsionar decisivamente esse projecto. Com a sua experiência adquirida em muitas publicações anteriores de que foi o responsável, e a credibilidade daí colhida e fundamental na angariação dos indispensáveis patrocínios e apoios, reuniu sob a sua coordenação um grupo de antigos alunos inevitavelmente seduzidos pelo projecto e, com a importante colaboração logística e administrativa daquela Associação, tripulou até bom porto aquele sonho.

Viva a Malta do Liceu!

ISBN: 9789898180063
Editor: Pangeia Editores
Idioma: Português
Dimensões: 225 x 304 x 27 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789898180063