10% de desconto

Vidas de Gato

de Rui Grácio

editor: Pé de Página Editores, março de 2008

O livro intitulado Vidas de Gato é uma narrativa baseada numa experiência pessoal e verídica. Tem a ver com o facto da minha família e eu, há cerca de dois anos, passarmos a conviver lá em casa com mais um mais um personagem: um gato.

Devo confessar que não fui, inicialmente, muito favorável à ideia. Mas, passados estes dois anos, acabei por ser conquistado pelo gato e seu laço de pertença à casa já foi por mim interiorizado. Se calhar sou hoje um dos seus melhores amigos.

Ora, para esta transformação concorreu um episódio que observei atentamente e que me despertou solidariedade pelo bichano.

Não bastava já eu achar que a vida de gato num apartamento era uma coisa que feria a natureza felina deste animal — ainda que o gato da nossa história pudesse desfrutar de um varandim e de um telhado para onde ia, onde era soberano e onde tratava da passarada — eis que, de repente, recebemos a queixa de um vizinho indignado por deixarmos andar o gato à solta pelo telhado e a exigir que não lhe déssemos acesso ao varandim.

A minha sensibilidade foi então tocada pelo comportamento depressivo do gato e pelo seu miar deprimido.

Foi impossível não decifrar as suas expressões de infelicidade e a sua incompreensão para com a portas fechadas que lhe barravam o caminho e para com a indiferença das pessoas que cumpriam as ordens da boa vizinhança.

Achei então que tinha matéria para escrever um conto em homenagem ao meu gato e pensei, simultaneamente, que talvez ele fosse uma boa maneira de pôr as pessoas a pensar quer nas questões que levantam quando se decide ter um gato num apartamento, quer como a vida se altera quando as portas em que nem reparávamos, de repente, e sem se saber porquê, se fecham, transformando-nos radicalmente a vida.

Espero que gostem destas pequenas criações e que elas se possam revelar como interessantes objectos de partilha.

Este é um livro sobre a vida de um gato num apartamento. Sobre o ar livre que corre pelo telhado, os sons reveladores que por ele ecoam e a natureza deste animal felino. É também um livro sobre pessoas e sobre portas que se abrem e se fecham. E, como não podia deixar de ser, é uma história onde o miar comunica de muitas maneiras.
Póvoa de Varzim, 15/2/2008
Correntes d’Escritas, Sessão de lançamento «Vidas de Gato»

Vidas de Gato

de Rui Grácio

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896140830
Editor: Pé de Página Editores
Data de Lançamento: março de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 215 x 220 x 10 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 26
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789896140830
Olá, Eu Sou um Livro!

Olá, Eu Sou um Livro!

10%
Grácio Editor
12,12€ 10% CARTÃO
O Afinador de Palavras

O Afinador de Palavras

10%
Pé de Página Editores
12,12€ 10% CARTÃO