Verso Puro Livro
de Alma Orfão
Sobre
o LivroEsta obra é baseada na vida de Florbela Espanca, escrita por instinto, por consciência, por reconhecimento de uma alma rara! Uma musa da poesia, que é distinguida por portugueses e estrangeiros. Foi uma mulher elevada, imortal e é inigualável!…
Florbela Espanca que tanto se escondia da sociedade, não o fazia por falta de oportunidades, mas por receios das maledicências…
Que ironia para aqueles que não tinham noção da verdadeira essência desta poetisa Alentejana, que se tornou um mito, uma esfinge real!… Via para além do olhar, pressentia que seus escritos deviam ficar num cofre velado, que o seu nome de Espanca, ainda havia de ser alguma coisa.
Conseguiu captar o verdadeiro âmago da vida, a sensibilidade da dor, da nostalgia, da alegria e da incompreensão!
Numa bravura completa de mulher Alentejana, cravava o olhar atento, observador, para desmascarar a dama ou o cavalheiro que ousasse magoá-la!
Florbela, a poetisa, culta, estudada, detonava profundas falsidades e invejas!
Essas pessoas sabiam que esta mulher; altiva, bela, elegante e de gestos finos, teria escrito com a mesma mestria, não necessitaria de frequentar a universidade, porque o seu Dom lhe foi oferecido em Salva dourada!
Oh gentes de Portugal, o que é preciso para que esta mulher fadada, mereça repouso entre os pergaminhos de seus versos puros!?