Wook.pt - Verde Código

Verde Código

Legislação de Direito do Ambiente

de Vasco P. da Silva e João Miranda 

40,00€
Esgotado ou não disponível.
Sinopse

INTRODUÇÃO

«Verde Código - Legislação de Direito do Ambiente» vem completar a trilogia iniciada com «Verde Cor de Direito - Lições de Direito do Ambiente», e continuada com «O Meu Caderno Verde - Trabalhos Práticos de Direito do Ambiente». Elaborados com intuitos pedagógicos e destinados, em primeiro lugar, aos estudantes da disciplina de Direito do Ambiente (visando fornecer-lhes, respectivamente, um livro de ensino teórico, um caderno de trabalhos práticos e uma colectânea de legislação ambiental), estes três trabalhos interessam também a todos quantos se preocupam com as questões ecológicas, na medida em que procuram contribuir para o estudo científico do Direito do Ambiente em Portugal. É tempo, agora, de voltar ao início, numa espécie de movimento de "eterno retorno", para aperfeiçoar e manter actualizado este "ramalhete" de livros jus-ambientais em "três cores: verde".
Mas "Verde Código" pretende também ser o prenúncio de um futuro "Código Verde", abrindo caminho para a sistematização e a codificação da legislação ambiental, a fim de «tornar acessíveis os "mapas do tesouro" que permitam a todos os interessados orientar-se na "selva" da legislação ambiental». Isto porque, num domínio, como o nosso, caracterizado pela grande «diversidade de fontes, a que se veio juntar a "tendência infantil" dos fenómenos emergentes para a proliferação e a dispersão de textos normativos, era inevitável o surgimento de dificuldades de harmonização e de sistematização do Direito do Ambiente, tantas vezes geradoras de "poluição jurídica"». Daí a necessidade «de uma codificação ambiental de modelo "aberto"», que permita «não apenas criar um complexo normativo adequado a regular um domínio em permanente desenvolvimento e mutação, como também superar as limitações decorrentes da relativa escassez de tratamento doutrinário e jurisprudencial das questões jurídicas ambientais. O esforço de racionalização legislativa, propiciado pela elaboração de um Código do Ambiente (assim como pela sua preparação e discussão no quadro do respectivo procedimento prévio), teria assim o significado de constituir simultaneamente um impulso e uma oportunidade para o desenvolvimento científico do Direito do Ambiente».
Enquanto se espera que "amadureça" a ideia de codificação ambiental - tanto ao nível da parte geral, estabelecendo as normas principais e comuns a todo este sector da ordem jurídica, como ao nível das partes especiais, determinando, de forma mais exaustiva, as regras relativas a cada um dos componentes ambientais (v.g. o ar, a luz, a água, o solo vivo e o subsolo, a flora, a fauna, de acordo com a enumeração do artigo 6.°, da Lei de Bases do Ambiente) -, «Verde Código» limita-se a proceder a uma compilação dos mais importantes textos normativos vigentes, pretendendo ser uma colectânea generalista de Direito do Ambiente (privilegiando o direito nacional, mas sem esquecer o direito europeu e o direito internacional).
Tal é a lógica deste "Verde Código". A I Parte integra as normas con-formadoras de Direito do Ambiente, que o "constituem" (material e formalmente) nos seus aspectos essenciais, e que se encontram colocadas no topo da "ordem jurídica ambiental", como é o caso da Constituição, dos Tratados da União Europeia e da Lei de Bases do Ambiente. A II Parte ocupa-se das relações jurídicas multilaterais de ambiente, contendo a regulação aplicável a algumas das suas mais importantes modalidades (designadamente, as que tenham por objecto o ar, a água, os resíduos, o ruído, a conservação da Natureza e os solos), assim como integrando o estatuto jurídico dos principais sujeitos ambientais (públicos e privados). A III Parte trata do procedimento e das relações jurídicas procedimentais no domínio do Direito do Ambiente, quer em geral, quer no que respeita à avaliação de impacto ambiental. A IV Parte é relativa às principais formas de actuação administrativa em matéria ambiental, respectivamente, a eco-etiqueta ou rótulo ecológico, a planificação ambiental, os licenciamentos em matéria de ambiente, a contratação ambiental, a eco-gestão e as eco-auditorias. A V Parte diz respeito ao contencioso ambiental, que vai da tutela cautelar em matéria ambiental ao direito sancionatório (penal e contra-ordenacional), passando pelo regime jurídico da responsabilidade civil em matéria de ambiente.
Lisboa, Setembro de 2003.

ÍNDICE GERAL

I - Leis "Constitutivas" de Direito do Ambiente
A) Constituição da República Portuguesa
B) Tratado da Comunidade Europeia
C) Lei de Bases do Ambiente

II - Relações jurídicas multilaterais de ambiente
A) Algumas modalidades de relações jurídicas ambientais
1. Ar (Lei de Gestão da Qualidade do Ar)
2. Água
3. Resíduos (Lei de Gestão de Resíduos)
4. Ruído (Regulamento Geral do Ruído)
5. Conservação da natureza
6. Solos
B) Sujeitos
1. Lei Orgânica do XV Governo Constitucional
2. Lei Orgânica do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente
3. Lei Orgânica do Instituto do Ambiente
4. Lei das Organizações Não Governamentais de Ambiente
5. Lei de Participação Procedimental e de Acção Popular
A) Procedimento e participação ambiental
1. Convenção de Aahrus (Convenção sobre acesso à informação, participação no processo de tomada de decisão e acesso à justiça em matéria ambiental)
2. Directiva Comunitária sobre Participação na Elaboração de Planos e Programas relativos ao Ambiente
3. Regime Jurídico do Exercício do Direito de Petição
4. Lei da iniciativa legislativa dos cidadãos
5. Lei de acesso aos documentos administrativos
6. Código do Procedimento Administrativo
7. Lei de Participação Procedimental e de Acção Popular (remissão)
B) O procedimento administrativo de avaliação de impacto ambiental
1. Directiva sobre a Avaliação de Impacto Ambiental de Planos e Programas
2. Lei de Avaliação de Impacto Ambiental

IV - Verde agir: formas de actuação administrativa em matéria ambiental
A) A eco-etiqueta ou rótulo ecológico
1. Regulamento Europeu relativo à atribuição de rótulo ecológico
B) Planificação ambiental.
1. Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e de Urbanismo
2. Regime Jurídico dos instrumentos de gestão territorial
3. Regime Jurídico dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira
C) Licenciamentos ambientais.
1. Regime Jurídico da Licença Ambiental
2. Regime Jurídico do Licenciamento Industrial
D) Contratos Ambientais
1. Lei da Qualidade da Água (remissão)
E) Eco-gestão e Eco-auditorias
1. Regulamento Comunitário sobre o Sistema Comunitário de Eco-gestão e Auditoria (EMAS II)
2. Regime Jurídico do Sistema Português de Eco-gestão e Auditoria.

V - Conflitos ecológicos: o Contencioso do ambiente
A) Os embargos ambientais
1. Lei de Bases do Ambiente (remissão)
2. Código de Processo Civil
3. Código de Processo nos Tribunais Administrativos B) Responsabilidade Ambiental
1. Convenção de Lugano sobre Responsabilidade Ambiental
2. Proposta de Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Janeiro de 2002, relativa à Responsabilidade Ambiental em termos de Prevenção e Reparação de Danos Ambientais
3. Lei de Bases do Ambiente (remissão)
4. Código Civil
5. Regime Jurídico da Responsabilidade da Administração por Actos de Gestão Pública
C) Sanções Ambientais
1. Crimes Ambientais
2. Contra-ordenações Ambientais

Verde Código
ISBN: 9789724020723Edição ou reimpressão: Editor: Edições AlmedinaIdioma: PortuguêsDimensões: 150 x 230 x 20 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 792Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Direito > Direito do Ambiente
X
Coloque aqui o seu comentário
Verde Código
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
recomendar
Verde Código de Vasco P. da Silva e João Miranda 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes válida para entregas em Portugal Continental, em encomendas de valor igual ou superior a 15€ e para envios em CTT Expresso Dia ou Rede Pickup.
Devolução do valor dos portes em cartão Wookmais para encomendas de valor inferior a 15€.

Nos envios para as ilhas dos Açores e da Madeira, 30% de desconto no envio em CTT Expresso Dia para encomendas de valor superior a 15€ ou devolução daquele valor em cartão Wookmais para encomendas inferiores a 15€. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.