Verbo Livro
Deus como interrogação na poesia portuguesa
Organizador: Pedro Mexia e José Tolentino Mendonça
15,50€
i
10% de desconto em CARTÃO
Em stock
portes grátis
Sobre
o Livro
Sinopse
Deus como interrogação, assim se chama esta antologia, porque Deus existe, na poesia como na vida, em modo interrogativo, mesmo para quem tem fé. Esta não é uma antologia para crentes ou para não-crentes, é uma antologia de poesia que dá exemplos de um tema, de um motivo, de uma obsessão, exemplos portugueses, numa época que também nos deu Claudel, Eliot, Luzi ou Milosz, poetas com uma questão, com uma pergunta que nunca está respondida.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoVerbo
ISBN: 978-972-37-1775-4
Editor: Assírio & Alvim
Idioma:
Português
Dimensões: 147 x 204 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Poesia
É, sem dúvida, uma obra incrível. Pedro Mexia e o Pe. Tolentino Mendonça conseguiram, no conjunto de poemas seleccionados, dar a conhecer um tesouro ainda escondido na vasta obra poética em português. Nesta antologia, percebemos que Deus tem sido posto em poema nos mais diversos momentos da história pelos mais diversos autores; agora já não são só São João da Cruz, Santa Teresa,... que escolhem a poesia para materializar a sua relação com o alto. Foi-nos revelado uma pérola preciosa da literatura portuguesa.
Depois da declarada morte de Deus, uma outra forma de o ressuscitar - porque, no princípio, era o verbo e o verbo era bom.
Cesariny afirmou que a poesia contemporânea nasceu quando se deu um cisão entre Rimbaud e as potências da fé. Esta antologia prova o contrário: a poesia mais alta faz-se dialogando com Deus através dos caminhos da fé. Muitos outros poetas poderia incluir. Mas é sem dúvida uma excelente porta para a descoberta de outros.
Muito diferente do que habitualmente leio, como o titulo era sugestivo comprei e foi uma boa escolha, uma forma diferente de leitura da fé...