Vale a Pena Ser Cientista? I I

de Jorge Massada

editor: Campo das Letras, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Depois do sucesso que foi "Vale a Pena Ser Cientista", aí está a sequela, como novos actores, i.e., novos cientistas portugueses entrevistados pelo jornalista do Expresso Jorge Massada. Com prefácio de Manuel Sobrinho Simões, Director do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e Prémio Pessoa 2002 (um dos "protagonistas" do primeiro "Vale a Pena Ser Cientista", os entrevistados desta feita são: Irene Fonseca, João Lobo Antunes, Manuel Paiva, Boaventura Sousa Santos, Maria do Carmo Fonseca e Fernando Lopes da Silva.
Ou, dito de outra maneira: "Era uma vez uma matemática que detestava matemática e queria ser pintora; era uma vez um neurocirurgião que se interroga quando vai ser o seu último acto cirúrgico e o seu último acto sexual; era uma vez um físico que começou a estudar para engenheiro, acabando a dirigir um laboratório numa faculdade de medicina enquanto se embrenha activamente no domínio da exploração social; era uma vez um sociólogo que preparou a sua tese de doutoramento numa favela do Rio de Janeiro e se recusa a dizer se arranjou por lá alguma namorada; era uma vez uma geneticista molecular que depois de ter tentado o montanhismo, o remo e a canoagem, anda agora pelo windsurf lembrando-se de que, quando nova, sonhava pilotar naves espaciais; era uma vez um neurocientista que jogou hóquei em patins até esbarrar contra uma tabela de basquetebol e que para sair do país, recusando a guerra colonial, teve de subornar um funcionário público com 20 escudos, o que era contra os seus princípios!"
Ou ainda: " São seis histórias de sucesso, com momentos muito engraçados , às vezes até ternurentos, protagonizadas por personalidades com características e percursos muito diferentes." Manuel Sobrinho Simões, no prefácio.

Vale a Pena Ser Cientista? I I

de Jorge Massada

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726107606
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 145 x 208 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 164
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Outros
EAN: 9789726107606
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Jorge Massada

Jornalista do quadro do EXPRESSO, semanário onde começou a escrever em 1982, Jorge Massada nasceu no Porto em 14 de Janeiro de 1950. Iniciou-se nas lides da escrita aos 14 anos numa revista de um colégio de Tomar e em 1968/69 publicou assiduamente no Diário de Lisboa/ Juvenil. Em 1972 foi colaborador desportivo do Jornal de Notícias. Depois da tropa e de uma passagem pela política reiniciou uma carreira profissional, tendo trabalhado nos seguintes jornais: Voz do Povo, Portugal Hoje, Tempo, Espaço T Magazine (revista), O Jogo e Expresso. Tem colaboração dispersa por A Capital, Tal e Qual, Sete, O Jornal, revista Macau. Foi co-produtor do programa O Despertar dos Mágicos, na Rádio Nova. Participou em diversas programas televisivos nomeadamente sobre o tema da eutanásia que começou a desenvolver em 1984. Foi Prémio Nacional de Reportagem do Clube Português de Imprensa em 1991 com o trabalho "Crimes à Portuguesa" e Menção Honrosa do mesmo Clube em 1990 com a reportagem "Os Artesãos da Hereditariedade". Venceu ainda dois prémios de projectos de reportagem patrocinados pelo Gabinete português da Comissão Europeia. Tem publicado diversos trabalhos de jornalismo científico.

(ver mais)