Uma Conspiração Permanente Contra o Mundo Livro
Reflexões sobre Guy Debord e os situacionistas
de Anselm Jappe; Tradução: Jorge Lima Alves
Sobre
o LivroDebord goza há vários anos de uma grande reputação no seio da «sociedade do espectáculo» e é citado por ministros e por outras personalidades que querem exprimir a sua preferência por um capitalismo «sólido». Mais do que nunca, impõe-se uma pergunta: ter-se-á conseguido recuperar Debord, neutralizá-lo e inseri-lo no circo mediático?
Uma Conspiração Permanente contra o Mundo é fruto de quase vinte anos de reflexão sobre a obra de Guy Debord e o percurso dos situacionistas. Reúne ensaios e artigos que aprofundam a popularidade recente do autor e a incongruência entre a atenção de que tem sido alvo pelos mass media e uma produção teórica que critica a sociedade do espectáculo. Estudo sobre o legado do situacionismo, acentua a especificidade de Debord, estabelecendo diversos paralelismos com o pensamento de Hannah Arendt e de Theodor W. Adorno.
Ensaísta e filósofo, Anselm Jappe nasceu em 1962 na Alemanha e fez os seus estudos em Itália e em França, onde vive actualmente. Teórico da crítica do valor, distinguiu-se pela proximidade com o grupo que, na Alemanha, editou a revista Krisis e, posteriormente, a Exit!