Um Repentino Pensamento Libertador

de Kjell Askildsen
Editor: Ahab, julho de 2010 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Kjell Askildsen é reconhecido como uma das vozes mais singulares e intensas da narrativa breve contemporânea. A sua escrita concisa e dolorosamente eficaz, o humor negro que destila e a sua capacidade para iluminar as tragédias da vida quotidiana são alguns dos traços deste escritor norueguês, por muitos considerado o Raymond Carver europeu. Neste volume reúnem-se alguns dos seus melhores contos, seleccionados pelo próprio autor, entre eles Um repentino pensamento libertador e o aclamado Últimas notas de Thomas F. para o público em geral, que em 2006 foi eleito pelo jornal Dagbladet a melhor obra de ficção publicada na Noruega nos últimos 25 anos. Em todos eles, Askildsen surpreende as suas personagens em cenários quotidianos, aparentemente insignificantes, para desvelar, com a cumplicidade do leitor, os profundos sismos da alma.

«Askildsen tem vindo a construir uma obra sólida que já lhe valeu comparações a Becket e a Carver; [...] Nesta colectânea há, pelo menos, uma obra-prima da narrativa breve, o conto “Últimas notas de Thomas F. Para o público em geral” (o mais importante jornal norueguês elegeu esta narrativa como a melhor obra de ficção publicada na Noruega pelo menos no último quarto de século). [...] Há nas histórias de Askildsen um silêncio doloroso, que tem dentro os nossos fantasmas interiores, e um tempo que parece não passar. Oxalá ele não passe para o escritor norueguês, para que nos possa dar ainda mais obras-primas.»
José Riço Direitinho, Público

Um Repentino Pensamento Libertador

de Kjell Askildsen

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899634060
Editor: Ahab
Data de Lançamento: julho de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 139 x 210 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 223
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789899634060

Obrigatório

Proença

Em boa altura a Ahab (parabéns pelo excelente trabalho) decidiu dar a conhecer no nosso país este grande escritor norueguês. "Um repentino pensamento libertador" é, dos três livros já editados em Portugal, sem dúvida, o melhor e uma grande obra da literatura universal. Askildsen é um mestre da narrativa breve e contos como "A noite de Mardon" são inesquecíveis. Obrigatório.

Um Repentino Pensamento Libertador

João Baptista Pereira

Depois de “Uma Vasta e Deserta Paisagem” e de “Os Cães de Tessalónica” faltava “Um Repentino Pensamento Libertador” para completar a leitura da obra do escritor norueguês Kjell Askildsen, editada em Portugal pela editora AHAB. Há algumas diferenças substanciais a nível do conteúdo narrativo e da génese das personagens entre “Uma Vasta e Deserta Paisagem” e de “Os Cães de Tessalónica” com “Um Repentino Pensamento Libertador” – neste último livro há um factor comum aos contos “Crias de Gaivota”, “A Partir de Agora Acompanho-te a Casa”, “Final de Verão”, “Encontro”, “Uma Rosa em Flor” e “Ingrid Langbakke” que valorizo substancialmente, a floresta, como elemento fundamental no enquadramento paisagístico das histórias ou dos contos, em consequência das magníficas alterações da tonalidade cromática, em função da época/estação do ano, e que vão desempenhar um factor determinante nalgumas ligações trágicas entre as personagens e o cenário envolvente. As relações entre as personagens são menos conflituosas, com mais serenidade e compreensão, mas que continuam a envolver recordações do passado e do presente, assentes algumas vezes no desprezo e no rancor, mas também pela existência de sentimentos escondidos ou de lembranças afectuosas. As rotinas familiares e os conflitos geracionais permanecem determinantes na estranheza e na ambiguidade das relações e nas indecisões do comportamento das personagens. O premiado escritor norueguês Kjell Askildsen – “um mestre na arte da narrativa breve e um ícone para as gerações mais novas de escritores nórdicos” – mantém uma qualidade literária excepcional – com destaque para “A Partir de Agora Acompanho-te a Casa”, “Nada por Nada”, “Chapéu Para o Sol” e “Um Repentino Pensamento Libertador”.

Um Brilhante e repentino pensamento libertador

João Neca

Escrevo o comentário pois a opção "avaliação" não inclui mais do que 5 estrelas. O livro é muito bom, e os dois últimos contos, sobre a velhice e o sentido das acções no fim da vida são fantásticos. Vale bem a pena o dinheiro. Venham mais livros do Kjell em português

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU