Um Poço sem Fundo

Novas reflexões sobre Literatura e História

de Maria de Fátima Marinho
editor: Campo das Letras, janeiro de 2006
22,26€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
As interferências entre a Literatura e a História são tanto mais aliciantes quanto mais se problematiza a interligação entre o saber instituído e a sua transposição para a escrita. O desafio lançado por muitos romances obriga a repensar modos de ler e a encarar o saber sobre o passado como algo instável e passível de constante alteração. Na primeira parte da presente obra, abordam-se temas de índole geral, como a reflexão sobre o género do romance histórico, a ilusão de verdade ou a interferência dos dois discursos; na segunda parte, coligem-se alguns estudos sobre autores do século XIX e do início do XX, que ainda obedecem aos cânones tradicionais; na terceira parte, dá-se a voz a autores do século XX que, de certa forma, transgridem ou subvertem o passado, mostrando a sua falência ou fragilidade; a quarta parte estuda o tema de Inês de Castro e a quinta o de D. Sebastião. Na sua maioria, os textos debruçam-se sobre autores portugueses, embora haja quatro excepções: Victor Hugo, Erico Veríssimo, Márcio de Souza e Paloma Díaz-Mas. No entanto, o interesse destes autores pareceu-nos justificar a sua inclusão na presente recolha de ensaios.
Com este novo volume, pensamos poder contribuir para um estudo ainda mais aprofundado das relações entre o passado e a sua transposição para a escrita, relações sempre difíceis mas também sempre sedutoras.

Um Poço sem Fundo

Novas reflexões sobre Literatura e História

de Maria de Fátima Marinho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896250034
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: janeiro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 234 x 28 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 456
Tipo de produto: Livro
Coleção: Campo da Literatura/Ensaio
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789896250034
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Maria de Fátima Marinho

Maria de Fátima Marinho nasceu no Porto em 1954.
Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona Literatura Portuguesa Contemporânea desde 1976. Em 1987, doutorou-se com uma tese sobre o Surrealismo em Portugal. É hoje Professora Catedrática e Presidente do Conselho Científico. Da sua atividade como investigadora, salientam-se as seguintes obras: "Herberto Helder, a Obra e o Homem" (Arcádia, 1982); "O Surrealismo em Portugal" (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987); "A Poesia Portuguesa nos Meados do Século XX - Ruturas e continuidade" (Caminho, 1989); "O Romance Histórico em Portugal" (Campo das Letras, 1999); "História da Literatura Portuguesa - As correntes contemporâneas" Vol. 7 (direção em colaboração com Óscar Lopes; Alfa, 2002); "José Marmelo e Silva, Não Aceitei a Ortodoxia - Obra completa" (coordenação e prefácio; Campo das Letras, 2002); "Literatura e História - Atas do colóquio internacional" (organização, 2 Vols.; Faculdade de Letras do Porto, Departamento de Estudos Portugueses e Românicos, 2004). Tem também ensaios publicados em inúmeros jornais e revistas.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU