Um Mês e Um Dia

Diário de uma detenção

Livro 1

de Ken Saro - Wiwa

editor: Campo das Letras
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Em Maio de 1994, após a morte de quatro anciãos Ogoni da linha moderada, o escritor e activista político Ken Saro-Wiwa foi preso juntamente com oito companheiros, sob a acusação de assassínio. No seguimento de um julgamento-fantoche em 2 de Novembro de 1995, ele e os outros réus foram julgados culpados e condenados à forca. Apesar de uma intensa e massiva campanha internacional, as sentenças foram executadas a 10 de Novembro.
Um Mês e Um Dia é o comovente e extraordinário relato da detenção de Ken Saro-Wiwa, em 1993, e é também a história pessoal do homem que deu voz à campanha pelos direitos humanos básicos e políticos do povo Ogoni. Foi o medo do seu sucesso que fez dele o alvo preferido do despótico regime militar nigeriano. Em 1993, após os distúrbios ocorridos no dia das eleições, Saro-Wiwa foi preso por um período de um mês e um dia. O texto deste livro é o testemunho pungente da sua experiência na prisão. Escreve também sobre o seu envolvimento na causa Ogoni e a sua contribuição para o nascimento do Movimento pela Sobrevivência do Povo Ogoni (MOSOP). Ken Saro-Wiwa foi um crítico corajoso e frontal do governo nigeriano - a quem acusou de genocídio - e das companhias petrolíferas internacionais, nomeadamente da Shell, a quem atribuiu a responsabilidade pela destruição ecológica e terrível poluição industrial da sua terra natal. Apesar de todo o sofrimento e perante uma brutal campanha do governo contra a causa Ogoni, ele advogou sempre um protesto pacífico e não-violento. Finalmente, Saro-Wiwa acabou por ser libertado graças a uma intensa pressão internacional, mas, em Maio de 1994, foi de novo detido.
Condenado à morte, foi executado em Novembro de 1995.

«Ken Saro-Wiwa, o homem mais corajoso que conheci... Uma das últimas cartas que recebi terminava do seguinte forma: "Estou animado... Não há dúvidas de que algum dia os minhas ideias vingarão... estou mentalmente preparado para o pior, mas com esperanças de que o futuro trago coisas boas. Penso que consegui uma vitória moral." Conseguiste-a, Ken. Descansa em paz.»
WILLIAM BOYD
(Da Introdução)

Um Mês e Um Dia

Diário de uma detenção

de Ken Saro - Wiwa

ISBN: 9789728146795
Editor: Campo das Letras
Idioma: Português
Dimensões: 135 x 208 x 27 mm
Páginas: 244
Tipo de produto: Livro
Coleção: CAmpo da Actualidade
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789728146795
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável