10% de desconto

Um Adido Cultural no Luxemburgo

Episódios de uma diplomacia de prosápia

de Luís Mascarenhas Gaivão
editor: Editora Guerra & Paz, fevereiro de 2011
15,50€
10% DE DESCONTO CARTÃO
João Alves Pinto, ex-funcionário da CGD no Luxemburgo, narra alguns dos episódios mais inacreditáveis e hilariantes da diplomacia cultural portuguesa, que lhe foram relatados pelo seu amigo Acácio Serrão, adido Cultural nesse Grão-Ducado.Junta-lhe alguns capítulos sobre questões orçamentais, descreve o relacionamento diplomático com os emigrantes e o encontro com os luxemburgueses, deixando claro o rigor legalista que os caracteriza, a sua desconfiança inata, e o apreço pelas comidas e vinhos portugueses. Infelizmente, a exoneração inesperada de Acácio Serrão pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros quebrou a continuidade destas histórias.

Um Adido Cultural no Luxemburgo

Episódios de uma diplomacia de prosápia

de Luís Mascarenhas Gaivão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897020094
Editor: Editora Guerra & Paz
Data de Lançamento: fevereiro de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 231 x 13 mm
Páginas: 184
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Crónicas
EAN: 9789897020094

SOBRE O AUTOR

Luís Mascarenhas Gaivão

Luís Gaivão nasceu em Luanda, em 1948. É licenciado em Filosofia e Humanidades, mestre em Lusofonia e Relações Internacionais e doutor em Sociologia: Pós-colonialismos e Cidadania Global.
Lecionou em várias localidades e países e desempenhou diversos cargos: assessor no Ministério da Educação, formador de formadores na Educação de Adultos em Cabo Verde, Adido Cultural em Luanda, Luxemburgo e Bruxelas, Diretor do Centro Cultural Português em Luanda e no Luxemburgo.
No domínio do humor publicou "História de Portugal em Disparates", "Nova e Inédita História de Portugal em Disparates", "Animais Políticos por Natureza", "Monstros do Desporto", "História Desatinada de Portugal", "Estórias de Angola" e "Um Adido Cultural no Luxemburgo: Episódios de uma Diplomacia de Prosápia".
Na área das artes plásticas, em coautoria com Luís Ançã, foram editados vários livros de desenho e texto: "Angola: Muxima, Desenho e Texto", "Vagos: a Ria, a Terra e o Mar", "Lagoa: Olhar a Terra, Olhar o Mar" e tem para publicação "Lamego: a História, a Terra e a Gente".
Na área académica vieram a lume "Elementos de Gramática Portuguesa" (para o ensino de Adultos, em Cabo Verde), "Coisas e Sabores de Língua Portuguesa" (trabalho com os alunos sobre a CPLP), "Manuel Rui: Percursos Transculturais na Obra do Escritor", "CPLP: a Cultura como Principal Factor de Coesão" (dissertação de mestrado), "Pelo Sul se faz Caminho: Angola, Transculturação e Atlântico, na Obra de Manuel Rui" (tese de doutoramento), "O Sul Descolonial na obra de Manuel Rui" e "Manuel Rui: Obra, Escritor, Pensamento". Agora "Angola e o Atlântico: Colonialismo, Colonialidade e Epistemologia Descolonial".
Tem variados textos em revistas e intervenções em colóquios e congressos, em diversos países.
É agente cultural de inúmeras intervenções quase sempre sobre temática angolana.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR