10% de desconto

Trajectórias Quebradas

A Vivência do Desemprego de Longa Duração

de Ana Paula Marques

editor: Profedições, março de 2010
Sabe-se que ser desempregado não é simplesmente estar desocupado ou estar privado de um emprego. É também ser reconhecido como tal e vivenciar a experiência subjectiva do desemprego. As recentes investigações sociológicas realçam a desestruturação da vida pessoal, familiar e social daqueles que estão privados de um emprego por um longo período.

Neste livro pretende-se reflectir sobre as consequências (in)visíveis de desemprego, reequacionando-se quer o papel família, quer o papel do Estado-providência na manutenção da coesão social e sustentabilidade de políticas públicas na sociedade contemporânea. Integra-se, de forma complementar, uma abordagem simultaneamente estrutural e biográfica ao se perspectivar o desemprego enquanto experiência social que pode assumir vivências subjectivas complexas, resultando não apenas da privação de um salário, como também das fragilidades de sociabilidade que se observam a vários níveis.

Para as pessoas que vivem o desemprego, as suas causas podem alicerçar-se sobretudo na percepção de um fracasso pessoal, de uma degradação da qualidade de vida, de uma quebra das relações de amizade e de companheirismo. O desemprego, enquanto "tempo-espaço" diferente daquele que estrutura e do trabalho, simboliza uma ruptura nas trajectórias socioprofissionais, com impactos diversos na vida pessoal, colectiva e institucional dos indivíduos.

Trajectórias Quebradas

A Vivência do Desemprego de Longa Duração

de Ana Paula Marques

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728562618
Editor: Profedições
Data de Lançamento: março de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 243 x 7 mm
Páginas: 120
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789728562618
Inserção profissional de graduados em Portugal

Inserção profissional de graduados em Portugal

10%
Edições Humus
15,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Sistemas de (Des)Emprego

Sistemas de (Des)Emprego

10%
Universidade de Aveiro
5,00€ 10% CARTÃO