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Trabalho de Conclusão de Curso

Guia Prático para Docentes e Alunos da Área da Saúde

de Edvane Birelo Lopes de Domenico e Maria Meimei Brevidelli

idioma: português do brasil, português
editor: Érica, setembro de 2006
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Um verdadeiro manual para auxiliar professores-orientadores de pesquisa e alunos para a elaboração, planejamento e execução de projetos de pesquisa no âmbito do ensino superior. Apresenta os procedimentos indispensáveis para a construção de projetos de pesquisa, com a preocupação de tornar-se um material de busca rápida e simplificada.
Os capítulos abordam desde o planejamento operacional das aulas teóricas preparatórias para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, com orientações metodológicas, operacionais e de estruturação do manuscrito, até sugestões de busca eletrônica dos dados.
Possui exemplos e simulações de etapas de pesquisa, principalmente na área das Ciências da Saúde.

Capítulo 1 - Sugestões Operacionais para a Construção e Orientação do TCC
1.1. Definição dos papéis
1.1.1. Atribuições do professor/orientador
1.1.2. Atribuições do aluno-pesquisador
1.2. Planejamento das atividades relacionadas ao desenvolvimento do projeto
1.2.1. Sugestões de cronogramas
1.3. Sugestões para a entrega e avaliação do manuscrito
1.4. Diretrizes para formação de grupos e desenvolvimento dos projetos de pesquisa
1.4.1. Orientações gerais
1.4.2. Informações importantes para os alunos-pesquisadores
1.5. Modelo de contrato de compromisso para elaboração do TCC
1.6. Modelo de cronograma de execução da pesquisa
1.7. Modelo de avaliação de desempenho participativo nas atividades de desenvolvimento do TCC
Bibliografia Recomendada

Capítulo 2 - Processo de Pesquisa e Estruturação do Trabalho Científico
2.1. Introdução
2.2. Definição do problema
2.3. Determinação de hipóteses
2.4. Definição dos objetivos
2.5. Seleção do método de coleta de dados
2.51. Procedimentos de amostragem
2.5.2. Procedimentos para coleta de dados
2.5.2.1. Delineamentos de pesquisa: Classificação
2.5.2.2. Delineamentos de pesquisa: Pesquisa experimental e quase-experimental
2.5.2.3. Delineamentos de pesquisa: Pesquisa não- experimental
2.5.2.4. Instrumentos de coleta de dados
2.5.2.5. Questões éticas e legais
2.6. Interpretação de resultados
Referências Bibliográficas

Capítulo 3 - Pesquisa Qualitativa
3.1. A pesquisa qualitativa
3.1.1. Diferenças entre as abordagens quantitativas e qualitativas
3.1.2. Características da pesquisa qualitativa
3.1.3. Etapas essenciais para a construção de um estudo de natureza qualitativa
3.2. Descrição das etapas para construção da pesquisa qualitativa
3.2.1. Formulação da pergunta do estudo
3.2.2. Definição do referencial teórico-metodológico
3.2.3. Como trabalhar os conteúdos das respostas obtidas com a coleta de dados
3.2.4. Análise dos dados qualitativos
3.2.5. Como finalizar uma pesquisa qualitativa
3.3. Exemplo hipotético de um estudo qualitativo
3.3.1. Questão de estudo
3.3.2. Referencial teórico
3.3.3. Análise dos dados
3.4. Considerações finais
Referências Bibliográficas

Capítulo 4 - Orientações para a Redação e Apresentação de Originais
4.1. Introdução
4.2. Definições
4.3. Formatação do trabalho de acordo com a NBR 14724, NBR 10520, NBR 6024, NBR 12256, NBR 10719
4.4. Regras para apresentação de citações em documentos
4.4.1. Citações
4.4.1.1. Estrutura
4.4.1.2. Sistemas de chamada
4.4.2. Obras sem indicação de responsabilidade
4.4.3. Abreviações
4.4.4. Expressão APUD ("citação de citação")
4.4.5. Elementos pré-textuais
4.4.5.1. Capa
4.4.5.2. Lombada
4.4.5.3. Folha de rosto
4.4.5.4. Errata
4.4.5.5. Folha de aprovação
4.4.5.6. Dedicatória(s)
4.4.5.7. Agradecimento(s)
4.4.5.8. Epígrafe
4.4.5.9. Resumo na língua vernácula
4.4.5.10. Resumo em língua estrangeira
4.4.5.11. Lista de ilustrações
4.4.5.12. Lista de tabelas
4.4.5.13. Lista de abreviaturas e siglas
4.4.5.14. Lista de símbolos
4.4.5.15. Sumário
4.5. Elementos textuais
4.5.1. Introdução
4.5.2. Desenvolvimento
4.5.3. Conclusão
4.6. Elementos pós-textuais
4.6.1. Glossário
4.6.2. Apêndice(s)
4.6.3. Anexo(s)
4.6.4. Índice(s)
4.7. Normalização de referências
4.7.1. Normalização conforme ABNT 6023
4.7.1.1. Elementos da referência (Definições conforme NBR 6023)
4.7.1.2. Localização/Ordenação
4.7.1.3. Obtenção dos elementos essenciais do documento
4.7.1.4. Elementos complementares
4.7.1.5. Alinhamento
4.7.1.6. Descrição dos elementos
4.7.1.7. Pontuação
4.7.1.8. Recursos tipográficos
4.7.1.9. Modelo de referências
4.7.1.10. Eventos
4.7.1.11. Documentação jurídica
4.7.1.12. Imagens em movimento
4.7.1.13. Documentos de acesso exclusivo via meios eletrônicos
4.8. Normalização conforme Vancouver
4.8.1. Referências conforme Vancouver
4.8.2. Pontuação
4.8.3. Recursos tipográficos
4.8.4. Modelo de referências
4.8.4.1. Monografias
4.8.4.2. Tese, monografias e dissertações
4.8.4.3. Dicionário e referências semelhantes
4.8.4.4. Publicações periódicas
4.8.4.5. Eventos
4.8.4.6. Materiais legais
4.8.4.7. Materiais eletrônicos
4.8.4.8. Imagens em movimento
4.8.4.9. Materiais não publicados
4.8.4.10. Outros materiais
Referências Bibliográficas

Capítulo 5 - Recursos para a Construção do Trabalho Científico: Fontes de Informação Eletrônica na Área da Saúde
5.1. Introdução
5.2. O processo de obtenção de dados para a pesquisa
5.2.1. Pesquisa bibliográfica em meio impresso
5.2.2. Pesquisa em meios eletrônicos
5.3. Fontes de informação para as ciências da saúde disponíveis na Internet
5.3.1. Fontes de acesso controlado
5.3.2. Fontes de acesso livre
5.3.3. Periódicos especializados

Índice Remissivo

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Guia Prático para Docentes e Alunos da Área da Saúde

de Edvane Birelo Lopes de Domenico e Maria Meimei Brevidelli

Propriedade Descrição
ISBN: 9788576140365
Editor: Érica
Data de Lançamento: setembro de 2006
Idioma: Português do Brasil, Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Páginas: 200
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Medicina > Medicina Geral
EAN: 9788576140368
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável