10% de desconto

Tomografia por Emissão de Positrões

Tecnologia e avaliação económica

de Carlos Alberto Henriques Cardoso

editor: UCP Editora, março de 2006
VENDA O SEU LIVRO i
A Tomografia por Emissão de Positrões (PET) é uma tecnologia imagiológica de medicina nuclear, estando em curso a transferência da sua cadeia produtiva completa para Portugal. O livro resulta da dissertação defendida na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Saúde e pretende contribuir para a avaliação da introdução da PET no mercado da saúde português.

O livro apresenta o estado da arte em Portugal através da caracterização da tecnologia transferida para as unidades existentes e o processo de absorção tecnológico pela análise do caso actualmente mais representativo. Faz uma revisão da difusão desta tecnologia nos Estados Unidos, da sua disseminação na Europa e da autonomia tecnológica da Andaluzia. Identifica benefícios da PET na tomada de decisão clínica necessários à avaliação económica efectuada. Na análise financeira, realça como o decaimento radioactivo do radiofármaco afecta a rentabilidade; na análise do ponto de vista da sociedade, observa que a unidade PET analisada poderá encontrar-se dentro dos parâmetros internacionais para aceitação de novas tecnologias no sector da saúde; e simula uma estratégia de racionalização de recursos identificando-se condições de rentabilidade de investimentos, públicos ou privados, tendo em conta a crescente competitividade deste mercado.

O livro foca a necessidade de um quadro regulador claro para que os investidores possam definir objectivos estratégicos alinhados com o aumento da eficiência do Sistema de Saúde Português, tendo em atenção que os determinantes da absorção tecnológica são o aprovisionamento de radiofármacos e as disfunções institucionais e organizacionais e que o aprimoramento é possível através da integração dos factores de inovação da PET nos processos clínicos. Sublinha que a avaliação rigorosa na compra de equipamentos intensivos em tecnologia e capital visando a exploração de imagens multimodais, poderá desempenhar um papel importante, associado à optimização da gestão de tecnologia, como factor multiplicativo de recursos.

Para o leitor mais interessado no aprofundamento da tecnologia, o livro apresenta: os fundamentos da obtenção da imagem médica e das técnicas que a proporcionam utilizando os raios X, as ondas de propagação em meios contínuos, a ressonância magnética e a medicina nuclear convencional; a explicação da cadeia de produção e de distribuição de radiofármacos; e o princípio físico da formação da imagem PET bem como os parâmetros de desempenho que a caracterizam.

Tomografia por Emissão de Positrões

Tecnologia e avaliação económica

de Carlos Alberto Henriques Cardoso

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725401248
Editor: UCP Editora
Data de Lançamento: março de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 230 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 236
Tipo de produto: Livro
Coleção: Investigação
Classificação temática: Livros em Português > Medicina > Medicina Geral
EAN: 9789725401248
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável