Terramoto de 1755

Impactos Históricos

editor: Livros Horizonte, novembro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
O impacto do Terramoto de Lisboa na Ciência, na Economia, na Cultura, na Religião e na Filosofia

Sabia que o Terramoto de Lisboa em 1755, além do impacto directo conhecido - a morte de milhares de pessoas, a perda de bens, a destruição do património - foi também um terramoto filosófico e religioso em todo o mundo ocidental? A tragédia constituiu também um abalo nas estruturas de crenças acerca do mal que existiam na Europa até então: acreditava-se que havia uma relação de causa e efeito entre a moral dos homens e o castigo ou o prémio divino. Considerava-se natural por exemplo que uma ilha de piratas afundasse. Mas, Lisboa? Uma cidade tão exemplarmente católica? Como explicar o mal natural? Quase todos os filósofos da Europa se debruçaram sobre este problema.

A presente obra reúne um conjunto diversificado de contribuições originais que procuram reflectir sobre os múltiplos significados e impactos históricos do terramoto de 1755.

Este livro (com organização de Ana Cristina Araújo, José Luís Cardoso, Nuno Gonçalo Monteiro, Walter Rossa e José Vicente Serrão) reúne um conjunto diversificado de contribuições originais que procuram reflectir sobre os múltiplos significados e impactos históricos do Terramoto de 1755.

Trata-se de uma edição revista e criteriosa de 39 textos inicialmente apresentados no colóquio internacional realizado em Lisboa em Novembro de 2005, organizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e pelo Departamento de História do ISCTE.

A diversidade de autores, de áreas disciplinares e de perspectivas de abordagem reunidas neste livro faz dele uma obra de referência fundamental para a actualização e a avaliação crítica da historiografia portuguesa e internacional relativa aoTerramoto de 1755.

Terramoto de 1755

Impactos Históricos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722415415
Editor: Livros Horizonte
Data de Lançamento: novembro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 169 x 240 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 494
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789722415415