Terra Negra
de Timothy D. Snyder
Sobre
o LivroEm Terra Negra, Timothy Snyder apresenta uma nova explicação para a grande atrocidade do século XX, revelando os riscos que corremos no século XXI. Tendo como base novas fontes de informação vindas a Europa do Leste e testemunhos esquecidos de sobreviventes judeus, Terra Negra reconta o genocídio dos judeus como um acontecimento que ainda nos é próximo, mais compreensível do que gostaríamos de admitir e, desse modo, ainda mais assustador. Ao tornarmos as lições do Holocausto numa nota de rodapé, falhamos em compreender a modernidade, colocando o futuro em risco.
O início do século XXI começa a assemelhar-se com o início do século passado, à medida que a preocupação com comida e água acompanha os novos desafios ideológicos que se colocam globalmente. O nosso mundo está mais próximo do de Hitler do que gostaríamos de admitir e, para salvá-lo, é necessário encarar honestamente o Holocausto e nós mesmo, como somos. Original e profundamente fascinante, Terra Negra demonstra que o Holocausto não é apenas História - é, também, um aviso.
Um livro que aborda o Holocausto com uma linguagem muito clara e encontra-se entre os melhores livros sobre o tema. O autor dispensa apresentações e ao lado de "Terra Sangrenta" constitui um documento de pesquisa histórica indispensável. Extremamente completo, com passagens marcantes sobre o horror deste período negro da história recente. Absolutamente recomendado.
Aborda o Assunto Dentro de Perpesctivas já apresentada por outros Autores, a parte final do livro que apresenta e correlaciona os fatos narrados com os acontecidos após o Holocausto e vai até os dias de hoje e nos leva a refletir se esses acontecerão novamente, pois a história se repete. Recomendo Leitura para os interessados no assunto.
Um livro poderoso e muito interessante, pois faz-nos questionar sobre até onde a humanidade pode ir e como o passado é tão presente.
Um livro essencial para se ter uma nova perspectiva do Holocausto