Wook.pt - Teoria Pura da Imposição

Teoria Pura da Imposição

(Reimpressão da Edição de 2000)

de Aníbal Almeida 

10,09€
em stock
Em stock - Envio imediato
Sinopse

1. O ensaio analítico sobre os mais importantes tipos de imposição que agora se publica não tem, que eu saiba, precedentes! Contudo, o seu interesse, hermenêutico e didáctico, parece tão flagrante, e a ausência de tentativas similares de tal maneira estranha que alimento a suspeita de que somente a ignorância me esconda o que antes outros tenham feito melhor, embora em termos semelhantes, sobre este tema...
Haja o que houver, contudo, o presente exercício de estilo singulariza-se, desde logo, por não conter quaisquer resquícios de uma logomaquia marginalista practicamente ubíqua, especialmente evasiva e estéril, que se traduz em fingir destacar o "ócio" do "negócio" (o seu fatal avesso...), colocando-«os» frente a frente, ambos terçando armas imaginárias como as que «bens» e «males», «públicos» e «privados», esgrimem entre si, num arremedo de «luta pela vida» travada in mente de um homo oeconomicus realmente sem rival, num modelo «analítico» evacuado de personagens, instituições e história, que o paradigma conformista se delicia em cultivar...
Desta maneira, o próprio título do actual estudo, francamente imitado de F.Y. Edgeworth (The pure theory of taxation, no vol. 7 de "The Economic Journal", de 1897), desde o início marcará a diferença: em lugar de "tributação" (que verteria, «naturalmente», o inglês 'taxation'), ocorre aqui, agora, "imposição", por o termo preterido, sendo impreciso na precisa medida da distinão sectorial corrente entre direito tributário e direito fiscal, ter, desde sempre, vindo a servir de cobertura à recorrência sistemática da aludida logomaquia (como sucede, p. exº, com The theory of taxation de Charles M. Allen, referenciada já a seguir, na nota 1). A alternativa ora preferida vai, de resto, ao encontro de uma segura tradição terminológica comum às línguas europeias de longo curso (com excepção, que eu saiba, da alemã), estabelecida a partir do latim 'impositio, ~onis' (notoriamente, na origem de tudo), donde derivou directamente, hoc sensu, para o âmbito linguístico neolatino, desde o francês 'imposition' ao italiano 'imposizione', ao castelhano 'imposición' e ao português 'imposição', tendo passado, por via do francês, ao próprio inglês ('imposition'), em nada menos que quatro alcances deste vocábulo, os dois primeiros dos quais o mais recente Petit Larousse, sub voce 'imposition', rege lapidarmente assim: 'n. f. 1. Fait d'imposer, de soumettre qqn, qqch à un impôt, à une contribuition. 2. Procédé de fixation de l'assiete et de la liquidation d'un impôt'.

2. Uma segunda prevenção, tornada necessária num país de ageómetras assegurado e intenso como é o nosso: Nas duras e escassas páginas dos primeiros cinco dentre sete parágrafos, que compõem o cerne do discurso que segue, usar-se-á de alguns dos rudimentos do cálculo infinitesimal, «concretamente» sob a espécie da derivação da taxa ('t', em princípio), da colecta ('c'), do rendimento disponível ('m-c') em ordem à matéria colectável ('m'), em relação à meia dúzia de tipos de impostos aqui tratados.
A expressão analítica própria desses tipos de impostos, enquanto funções de 'm' é, todavia, muito simples, sendo, por isso, muito simples também a operatória da respectiva derivação; contudo, o impertérrito ageómetra por convicção que por aqui passar poderá entender tudo quase perfeitamente se, ao ler, «passar por cima» das expressões formais que seguem, por se tratar apenas, não já da velha philosophia ancilla Theologiae do velho S. Tomás, mas sim do corpo das mathematics as a handmaid of sciences segundo Samuelson, sempre ao humílimo serviço do discurso verbal.
A diferença palpável é terem esses, que assim resolvam proceder, de contentar-se com a palavra de honra, do autor destas linhas (que aqui, solenemente, se deixa registada), de que aquilo é assim, como se mostra nas figuras...

O Imposto Proporcional; O Imposto de Procusto; A Progressão por Classes; A Progressão por Dedução; A Progressão por Escalões; O Imposto Constantemente Regressivo (Capitação); O Sistema Fiscal Português

Críticas de imprensa
Trata-se de um ensaio analítico sobre os mais importantes tipos de imposição no sistema fiscal português: o imposto proporcional, «o imposto de procusto», a progressão por dedução, a progressão por escalões e o imposto constantemente regressivo.
O autor deste estudo prefere o termo imposição em lugar de tributação por otermo preterido ser impreciso na precisa medida da distinção entre direito tributário e direito fiscal.
in Direito em Revista n.º2

Teoria Pura da Imposição
ISBN: 9789724014036Edição ou reimpressão: Editor: Edições AlmedinaIdioma: PortuguêsDimensões: 159 x 230 x 6 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 80Tipo de Produto: Livro Coleção: Monografias Classificação Temática: Livros em Português > Direito > Direito Fiscal
X
Coloque aqui o seu comentário
Teoria Pura da Imposição
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
recomendar
Teoria Pura da Imposição de Aníbal Almeida 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.