Templários - Volume II Livro
da Milícia Cristã a Sociedade Secreta - A Génese de Portugal no Plano Peninsular e Europeu (Revisto e Aumentado)
de Eduardo Amarante
Sobre
o LivroDepois de saquearem Roma, os povos bárbaros viraram-se para as terras ricas da Península His-pânica. De entre todos os povos, os visigodos e os suevos foram aqueles que mais contribuíram para o desenvolvimento dos autóctones.
O Condado Portucalense deve muito a sua consolidação à Ordem de Cluny e, a partir dela, ao mais influente dos cavaleiros, o conde D. Henrique. Sob sua influência, as ideias independentistas passaram a ter um rosto; foi com D. Afonso Henriques que elas tomaram forma visível.
Com a presença dos cruzados e dos cavaleiros templários em solo português, uma nova dinâmica de luta contra o infiel varreu toda a Península; aliada à cruzada do Oriente, abriu-se uma nova frente de combate na região mais ocidental da Europa… e quantos não optaram por lutar neste solo com o aval do Papa. Assim, vários interesses - de conquista, auto-determinação, expansão territorial, alicerçados em valores espirituais -, concorreram para o nascimento de uma nova nação no panorama político-religioso peninsular e europeu.