10% de desconto

Sonetos, Satiras Y Epistolas

de Bocage

idioma: espanhol
editor: ENEIDA EDITORIAL S.L., janeiro de 2017
Poeta casi totalmente desconocido en España, que para muchos será una autentica revelacion por la fuerza literaria de su pugna ideologica en pro de los valores de la Ilustracion, asi como de gran intensidad lirica, y el primer autor en Portugal, y en la

Sonetos, Satiras Y Epistolas

de Bocage

Propriedade Descrição
ISBN: 9788415458968
Editor: ENEIDA EDITORIAL S.L.
Data de Lançamento: janeiro de 2017
Idioma: Espanhol
Encadernação: Capa mole
Páginas: 198
Tipo de produto: Livro
Coleção: Poesia Para El Terce
Classificação temática: Livros em Espanhol > Literatura > Poesia
EAN: 9788415458968
Bocage

Manuel Maria Barbosa du Bocage, o mais completo poeta do nosso século XVIII, nasceu em Setúbal em 1765 e faleceu em Lisboa em 1805. Aos 16 anos assentou praça na Infantaria de Setúbal, mas em 1783 alista-se na Academia Real da Marinha. Em Lisboa, participa na vida boémia e literária e começa a ganhar fama a sua veia de poeta satírico. Em 1786 embarca para a Índia, chegando a ser promovido a tenente; em 1789 aventura-se a ir a Macau e neste ano regressa a Portugal. Em 1791 publica o primeiro volume de Rimas e integra-se na Nova Arcádia (ou Academia de Belas Letras), onde recebe o nome de Elmano Sadino. Mas Bocage, pela sua instabilidade e irreverência, não se adaptou ao convencionalismo arcádico e abre conflitos com os seus confrades. Em 1797 é acusado de "herético perigoso e dissoluto de costumes"; e, como era conhecida a sua simpatia pela Revolução Francesa, é preso e condenado pela Inquisição. Quando sai da reclusão, conformista e gasto, vê-se obrigado a viver da escrita (sobretudo de traduções). Recebeu o auxílio de alguns amigos mas acabará por morrer doente e na miséria.
Se formalmente a poesia bocagiana ainda é neoclássica, se nalgum vocabulário e nos processos de natureza alegórica ainda se sente a herança clássica, concretamente a camoniana, pelo temperamento, por grande parte dos temas (como o ciúme, a noite, a morte, o egotismo, a liberdade, o amor - muitas vezes manifestado por uma expressão erotizante) e pela insistência nalgumas imagens e verbos que denunciam uma vivência limite, pode bem dizer-se que uma parte significativa da produção poética de Bocage é já marcadamente pré-romântica, anunciando assim a nova época que se aproxima. Apesar de a sua poesia ser contraditória, irregular, e de os seus versos revelarem concessões artisticamente duvidosas, Bocage é considerado, com justeza, um dos maiores sonetistas portugueses.
As obras de Bocage encontram-se editadas atualmente nas antologias: "Opera Omnia", "Poesias" (antologia que inclui a lírica, a sátira e a erótica) e "Poesias de Bocage". © 2003 Porto Editora, Lda.

(ver mais)
Antologia de Poesia Erótica

Antologia de Poesia Erótica

10%

Bocage 

Dom Quixote
15,90€ 10% CARTÃO
portes grátis