Sociologia das Organizações

(2ª Edição revisada e ampliada)

de Reinaldo Dias
idioma: português do brasil
Editor: Editora Atlas, junho de 2012 ‧
As organizações são fundamentais nas atuais sociedades humanas, ao ponto de podermos afirmar que sem elas nossa civilização teria poucas chances de sobrevivência. Constituem, ao lado dos indivíduos, agentes sociais que intervêm de diversos modos no nosso cotidiano. Nesse sentido, são objeto de estudo da Sociologia das Organizações na sua interação com outras organizações, com outros indivíduos e nas relações sociais internas que lhes dão razão de ser.

Este livro aborda as organizações como unidades sociais, complexas, que apresentam algumas características universais e que assim podem ser estudadas de modo geral. Embora a abordagem aqui adotada tenha tido como foco principal as organizações empresariais, os conceitos e relações básicas que são apresentados podem ser aplicados a quaisquer organizações que apresentam alguma complexidade.

A obra inova ao abordar inúmeros temas, relativamente novos, em Sociologia das Organizações e na análise organizacional de forma geral, como as organizações econômicas pré-capitalistas, guildas, manufaturas e companhias de comércio, as organizações fordistas relacionadas com as pós-fordistas, a teoria dos clusters, a competitividade sistêmica, a teoria dos stakeholders, responsabilidade social organizacional, o capital social, as cooperativas e o terceiro setor.

Além de tratar dos tradicionais temas da teoria organizacional como as diferentes abordagens, clássica, humanista, sistêmica, contingencial; a estrutura organizacional; poder e conflito; cultura e clima organizacional; mudança e inovação e ambiente organizacional, entre outros.

Livro-texto para as disciplinas Sociologia das Organizações, Sociologia Aplicada à Administração, Teoria Organizacional, Análise Organizacional e Cultura Organizacional, entre outras, e leitura complementar às principais disciplinas dos cursos de Administração.

Pode ser adotado como bibliografia básica para os cursos de pós-graduação em Administração e outros que visem ao estudo das organizações. É de relevante interesse também para pequenos e médios empresários, executivos, consultores e profissionais dessas organizações interessados em obter informação atualizada sobre teoria organizacional e fundamentos para a gestão de processos internos e externos nas empresas em que atuam.

Sociologia das Organizações

(2ª Edição revisada e ampliada)

de Reinaldo Dias

Propriedade Descrição
ISBN: 9788522473212
Editor: Editora Atlas
Data de Lançamento: junho de 2012
Idioma: Português do Brasil
Dimensões: 170 x 240 x 25 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Gestão > Gestão e Organização
EAN: 9788522473212

SOBRE O AUTOR

Reinaldo Dias

Reinaldo Dias é professor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Univ. Presbiteriana Mackenzie SP/Brasil e do Centro Universitário UNA MG/Brasil. Sociólogo, Mestre em Ciência Política e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp). Especialista em Ciências Ambientais pela Univ. São Francisco (USF). Foi professor e coordenador de cursos em várias instituições de ensino. É autor de vários livros nas áreas de metodologia da pesquisa, sociologia, administração e turismo. Nesta área em particular encontram-se: Política e Planejamento do Turismo, Turismo Sustentável e Meio Ambiente, Turismo e Património Cultural e Sociologia do Turismo, entre outros.

(ver mais)