Socialismo e Mercado

Livro 1

de Ramom Lopez - Suevos

editor: Campo das Letras, abril de 1994
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

[...]que essa hipotética irreversibilidade do processo tem para compreender a história contemporânea. Inclusive para aqueles que contemplam a crise do comunismo como um fenómeno irreversível, o estudo desta temática parece-nos incontestável, ainda que seja apenas pelo valor que essa hipotética irreversibilidade do processo tem para compreender a História contemporânea.

Além disso, a análise das economias socialistas ajuda a entender o funcionamento das economias de mercado e, por outro lado, dada a situação de partida, tudo parece indicar que os regimes ex-socialistas acusarão no futuro próximo um peso substancial do sector público empresarial, o que levanta algumas questões intimamente relacionados com o objecto de estudo deste livro.

Finalmente, subsistem ainda países comunistas no mundo, e é óbvio que nem a História acaba pelo facto de desaparecerem os regimes de tipo soviético nem a sociedade burguesa vai ser eterna. Os conflitos sociais subsistem, enquanto houver capitalismo haverá sensibilidades anticapitalistas e o problema prático que se põe é como canalizá-los no plano político, sob que programa e que concepções estratégicas e tácticas. Porque, para além da caracterização concreta desse movimento social, ultrapassando qualquer nominalismo, a questão de fundo é esta: há lugar para um projecto comunista na hora presente? A resposta passa por uma reflexão prévia sobre a crise do socialismo real.

Socialismo e Mercado

de Ramom Lopez - Suevos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728146108
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 1994
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 10 mm
Páginas: 196
Tipo de produto: Livro
Coleção: CAmpo da Actualidade
Classificação temática: Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia
EAN: 9789728146108
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável