Sobre Literatura

de Umberto Eco

editor: Difel, abril de 2003
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Esta colectânea de escritos pode-se considerar uma natural continuação dos Seis Passeios nos Bosques da Ficção.
Com efeito, trata-se de discursos em geral dirigidos a um público bastante vasto e versam todos sobre as funções da literatura, sobre autores que Eco tem longamente frequentado, como Nerval, Joyce e Borges (mas também Aristóteles e Dante), sobre a influência de alguns textos mais ou menos literários sobre o desenrolar dos acontecimentos históricos, sobre problemas típicos do narrar, como a representação verbal do espaço, a ironia intertextual, a natureza dos mundos possíveis da ficção, e sobre alguns conceitos-chave da escrita «criativa», como o símbolo, o estilo, o «calço» (ou seja, os momentos aparentemente «mortos» e meramente funcionais no desenvolvimento de uma forma artística).
Em algumas destas intervenções, e especialmente na última («Como Escrevo»), Eco escolhe como exemplo e objecto de reflexão a sua própria actividade de ficcionista, mas até os ensaios em que não fala directamente de si não deixam de lançar luz sobre o seu modo de fazer literatura.
Escritos ocasionais, portanto, que revelam uma continuidade de interesses, um constante remontar às mesmas fontes de inspiração. Escritos que, mesmo quando se referem aos temas e problemas de uma semiótica da literatura, desenvolvem uma reflexão sem recurso a tecnicismos, fazendo surgir as ideias de uma apaixonante panóplia de exemplos concretos.

" (...) Umberto Eco não deixa de nos surpreender. Pelo rigor, ironia e perspicácia. E, sobretudo, pela superior capacidade com que consegue aliar a sua fascinante erudição enciclopédica com a prodigiosa simplicidade (que não simplista nem redutora) com que consegue comunicar."
in, Público, Mil Folhas, 01.03.03

"Estes textos têm diversos destinatários. O leitor que nada conhece da obra do mediático autor lerá com agrado a reflexão sober as funções da literatura. O leitor especializado que segue a obra do consagrado teórico (...) irá deliciar-se com as considerações em torno da influência literária. Por fim, o leitor dos sucessos romanescos do autor será agarrado pelas confissões sobre o modo como Eco escreveu os seus romances."
in, Os Meus Livros, Outubro 2003

Sobre Literatura

de Umberto Eco

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722906340
Editor: Difel
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 224 x 31 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 348
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789722906340
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Umberto Eco

Escritor e homem de letras italiano, Umberto Eco nasceu a 5 de janeiro de 1932 em Alessandria (Piemonte) e morreu a 19 de fevereiro de 2016. Pouco se sabe sobre as suas origens e a sua infância, salvo que revelou extrema precocidade ao doutorar-se pela Universidade de Turim com apenas vinte e dois anos de idade, em 1954, apresentando para o efeito uma tese consagrada ao pensamento filosófico de São Tomás de Aquino "O Problema Estético em S. Tomás de Aquino".
Entre 1954 e 1959 desempenhou as funções de editor cultural na famosa cadeia de televisão estatal italiana RAI, lecionando também nessa altura nas universidades de Turim, Milão e Florença e no Instituto Politécnico de Milão. Com apenas trinta e nove anos de idade foi nomeado professor catedrático de Semiótica pela Universidade de Bolonha, a mais conceituada do seu país.
Começou a escrever nos finais da década de 50, contribuindo para diversas publicações periódicas com uma série de artigos que seriam reunidos em volumes como "Diario Minimo" (1963, Diário Mínimo), "Il Costume di Casa" (1973), "Dalla Periferia Dell'Impero" (1977) e "Il Secondo Diario Minimo" (1992). O seu início de atividade ficou também marcado por obras como "Opera Aperta" (1962) e "Apocalittici E Integrati" (1964, Apocalípticos e Integrados).
Mantendo uma carreira editorial bastante completa e ativa, Eco não deixou de publicar estudos académicos sobre Estética, Semiótica e Filosofia, dos quais se podem destacar "La Definizione Dell'Arte" (1968), "Le Forme Del Contenuto" (1971), "Trattato Di Semiotica Generale" (1976), "Come Si Fa Una Tesi Di Laurea" (Como Fazer Uma Tese de Doutoramento, 1977) e "Arte E Bellezza Nell'Estetica Medievale" (1986), obra que lhe valeu vários e conceituados prémios literários. Em 1980 publicou o seu primeiro romance, "Il Nome Della Rosa" (O Nome da Rosa), obra que foi imediatamente considerada como um clássico da literatura mundial. Contando as andanças de um monge do século XIV que é chamado a uma abadia beneditina para solucionar um crime, Eco restabelecia a velha contenda entre o mundo material e o espiritual. A obra foi adaptada com sucesso para o cinema em 1986, pela mão do realizador Jean-Jacques Annaud.
Bastante popular, sobretudo nos meios mais eruditos foi o seu segundo romance, "Il Pendolo Di Foucault" (1988, O pêndulo de Foucault), em que Eco contrapunha o hermetismo e a cosmologia aos potenciais da informática e aos perigos do crime organizado.
O público acolheu com mais modéstia "L'Isola Del Giorno Prima" (1995, A Ilha do Dia Antes), romance em que Roberto della Griva, um aristocrata do século XVII, desperta numa embarcação à deriva no Pacífico Sul, e "Baudolino" (2000, Baudolino), obra também pertencente ao género do romance histórico.

(ver mais)
O Nome da Rosa

O Nome da Rosa

10%
Gradiva
22,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas

Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas

10%
Editorial Presença
15,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Colheita de Inverno

Colheita de Inverno

10%
Edições Almedina
28,40€ 10% CARTÃO
portes grátis