Sob o Manto da Misericórdia

Volume IV - Contributos para a História da Santa Casa da Misericórdia do Porto (1910 aos nossos dias)

de Inês Amorim

editor: Edições Almedina, novembro de 2018
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
«Não quero nem desejo atrasar o leitor no encontro com estas páginas de História, onde os dias e as noites se foram sucedendo, umas vezes com sucesso, outras com dificuldades, mas sempre com o empenho no cumprimento de uma missão que se traduz nas Obras de Misericórdia. Este trabalho vai permitir ter uma visão integrada do que foi e é a vida da Misericórdia do Porto ou da Santa Casa. Vai permitir, ainda, afirmar uma identidade e um trajeto de ideias e valores. Em resumo, vai também poder dizer ao Porto e a Portugal que os homens bons do burgo sempre souberam servir o próximo.»
António Tavares, Provedor da SCMP

«Na verdade, pouco adianta proclamar que a Santa Casa da Misericórdia do Porto é uma das instituições mais antigas da cidade do Porto se se ignorar o que ela foi, o que fez, como o fez, com quem e com que meios. Numa palavra, conhecer a identidade da instituição é a pedagogia indispensável para se programar e corresponder à conjuntura do presente e projetar o futuro. Não é o passado pelo passado que mais interessa, mas conhecendo-se o passado, as mudanças grandes e pequenas que o presente e o futuro sempre exigem, serão mais objetivas e, porventura mais exequíveis.»
Francisco Ribeiro da Silva, - Mesário do Culto e da Cultura da SCMP

Sob o Manto da Misericórdia

Volume IV - Contributos para a História da Santa Casa da Misericórdia do Porto (1910 aos nossos dias)

de Inês Amorim

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724072685
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: novembro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 234 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 536
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789724072685
Inês Amorim

Inês Amorim, nasceu em Oliveira de Azeméis em 1959. É licenciada em História (1982), doutorada em História Moderna e Contemporânea (1996) e agregada (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Professora Associada (2006), é diretora do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da FLUP (desde 2014), vice-presidente do Conselho de Representantes da FLUP (desde 2014) e docente nas áreas de história económica e social, património e turismo. É investigadora do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica (CEHR) e do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM), responsável pela linha de investigação Culturas Marítimas e Ambiente. É membro do Conselho Executivo do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto. Tem coordenado e/ou participado em projetos, nacionais e internacionais, na exploração de temas como História do clima; preços, salários e rendas; sal, pescas e portos; trabalho e classificações socioprofissionais; ciência; crédito; assistência e bem-estar. Publicou o Roteiro do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto (1987).

(ver mais)