Silêncio e Virtude

Uma História da Maçonaria Feminina em Portugal

de António Ventura

editor: Temas e Debates, fevereiro de 2016
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A presença das mulheres na Maçonaria Portuguesa desde o início do século XIX e as dificuldades de constituição de Lojas femininas. Este livro reconstitui os debates e as polémicas em torno desta problemática, por vezes de grande dureza, em especial durante a I República, onde se confrontavam opiniões contraditórias dos defensores da presença das mulheres em igualdade absoluta com os homens, dos adversários da sua iniciação maçónica e dos que as admitiam, mas somente no Rito de Adoção, numa situação de subalternidade em relação às Lojas masculinas.

No fundo, as clivagens tinham e têm a sua origem numa questão de perspetiva: manter uma posição de fidelidade literal em relação aos textos fundadores da Maçonaria, ou considerá-los no contexto em que surgiram, não podendo acompanhar, como é óbvio, o progresso civilizacional, cultural e a mudança de mentalidades. Ao mesmo tempo, esta obra revela numerosos documentos inéditos e recupera biografias de dezenas de mulheres - e também de homens que as apoiaram - cujo nome não ficou na História, mas que tiveram um papel pioneiro, permanecendo no esquecimento, eclipsadas por três ou quatro figuras de primeira grandeza.

Silêncio e Virtude

Uma História da Maçonaria Feminina em Portugal

de António Ventura

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896443924
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: fevereiro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 235 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 384
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896443924
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

História de Mulheres

Sofia Micalli

Livro fundamental sobre a Maçonaria Feminina em Portugal. Com a biografia de mulheres notáveis que tiveram um papel de (discreto) destaque na constituição das Lojas femininas.

António Ventura

António Ventura é doutor em História Contemporânea. Professor catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Académico de Número da Academia Portuguesa da História, é autor de uma vasta bibliografia sobre História Contemporânea, com mais de 300 trabalhos publicados. Colaborou em diversas publicações periódicas nacionais e estrangeiras e fez conferências e participou em congressos científicos em Espanha, França, Itália, Suíça, Estados Unidos da América, Canadá, Macau, China, Luxemburgo, Polónia, México, Bélgica e Rússia.
De António Ventura a Temas e Debates publicou Os Constituintes de 1911 e a Maçonaria (2011) e Silêncio e Virtude – Uma História da Maçonaria Feminina em Portugal (1814-1996) (2016).

(ver mais)
Religião e Sociedade

Religião e Sociedade

10%
Imprensa de Ciências Sociais
12,00€ 10% CARTÃO
Terminar a Revolução

Terminar a Revolução

10%
Temas e Debates
16,60€ 10% CARTÃO
portes grátis