Sentimentos à Deriva
de Yves Simon
Sobre
o Livro Onde estão as nossas paixões? Neste romance correm os ruídos do nosso mundo, com as suas fracturas, os seus dramas, as suas erupções de liberdade. Escuta-se nele, sobretudo a melodia amorosa de Marianne e Simon, duas pessoas que tentam inventar uma paixão que nunca acabe.
Armado de estranhas feridas que lhe surgem na memória, Simon, o sonhador, gosta das cidades ao crepúsculo. Quanto a Marianne, gostaria de reencontrar o gosto dos sentimentos solenes e imóveis. Mas os sentimentos de ambos, tal como os continentes, andam à deriva...
Travaremos também conhecimento com o misterioso Kaspar George Becker (K.G.B.) que está a escrever um romance atravessado pelas convulsões da antiga Europa, e, ainda, a senhora Dior, porteira excêntrica, Rosa, a frágil, Marcella, e Lucien, o garotinho que acredita em milagres e espera pelos cisnes selvagens.
Este livro é uma variação melancólica sobre a narração literária, onde o narrador quer acreditar que as histórias imaginadas por si poderão transformar a vida e os seres que a atravessam.
Jornal de Letras
«Um retrato vigoroso de uma geração que o autor acha que não conhece a infelicidade e vive num mundo de que não se apercebe senão das aparências, como "democratas tranquilos".»
O Independente