10% de desconto

Seduzir ou Informar?

de Carla Rodrigues Cardoso

editor: Edições Minerva Coimbra, setembro de 2012
VENDA O SEU LIVRO i
Nas bancas alinham-se dezenas de revistas que lutam por atenção. A capa faz a diferença neste jogo de sedução e muitas vezes é o elemento decisivo na escolha entre dois títulos concorrentes.

Seduzir ou Informar desmonta a lógica de criação da capa das newsmagazines. Seleccionou-se um conjunto diversificado de títulos que inclui a portuguesa Visão, a L’ Express, a Newsweek e a Veja. Em termos metodológicos, fizeram-se duas apostas: conjugar a análise de conteúdo, que procura eventuais padrões; com a análise semiológica, que olha cada capa como dispositivo imagético e textual, interpretando as narrativas que lhe conferem unidade, coerência e sentido.

O período de análise percorre os três primeiros meses de 1999 traduzindo-se num corpus com 48 capas, 12 de cada publicação. A análise semiológica, pela sua natureza e profundidade, cinge-se aos primeiros quinze dias de Janeiro, incidindo sobre oito capas, duas de cada newsmagazine, permitindo esclarecer diferenças no que diz respeito às estórias que cada título conta na primeira página.

Perto do final do milénio, as revistas internacionais viviam o rescaldo do caso Clinton/Monica Lewinsky e faziam eco da morte do Rei Hussein da Jordânia. Indiferentes ao que se passava além-fronteiras, as capas da Visão e da Veja denotam agendas marcadamente nacionais, a primeira com temas mais light, a segunda dominada pelos problemas económicos, encenados de uma forma sui generis.

A questão orientadora, que enforma toda a investigação, é saber de que forma a capa de revista de informação geral funciona como dispositivo de comunicação. O leitor de newsmagazines, inspirado pela herança da pioneira norte-americana Time, espera encontrar informação concisa e diversificada, nacional e internacional, assim como uma abordagem séria e equilibrada das problemáticas. Serão estas também as preocupações subjacentes à montagem do dispositivo capa de newsmagazine?

Seduzir ou Informar?

de Carla Rodrigues Cardoso

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727982837
Editor: Edições Minerva Coimbra
Data de Lançamento: setembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 105 x 171 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789727982837
Carla Rodrigues Cardoso

Carla Rodrigues Cardoso é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade NOVA de Lisboa. Antes de se dedicar à carreira académica foi jornalista e, mais tarde, gestora de comunicação. Na Universidade Lusófona, é Professora Associada, tendo sido diretora da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo durante mais de dez anos. Assegura desde 2009 um espaço de crónica no website da Universidade Lusófona intitulado "Perspe(c)tivas". Criou a coleção Comunicação e Jornalismo nas Edições Universitárias Lusófonas em 2022. Investigadora integrada do CICANT, centro de investigação onde assegura a coordenação científica do MagLab - Magazine Media Lab, é também editora do International Journal of Magazine Studies, a primeira revista europeia nesta área científica. Os seus principais interesses de investigação são o Jornalismo e os Estudos de Revista, a História do Jornalismo e o Jornalismo Construtivo. Em 2020, criou a disciplina "Jornalismo de Revista na Era Digital", a primeira formação académica em Estudos de Revista em Portugal. Carla Rodrigues Cardoso é a fundadora da conferência internacional "The Future of Magazine", que se realizou pela primeira vez em 2023, na Universidade Lusófona, em Lisboa. Trabalha atualmente num novo conceito teórico: jornalismo interconectado.

(ver mais)
Colocar em Perspe(c)tiva

Colocar em Perspe(c)tiva

10%
Edições Universitárias Lusófonas
21,35€ 10% CARTÃO
portes grátis
O Campo Televisivo

O Campo Televisivo

10%
Edições Universitárias Lusófonas
22,50€ 25,00€
portes grátis
Concentração dos Media e Liberdade de Imprensa

Concentração dos Media e Liberdade de Imprensa

10%
Edições Minerva Coimbra
17,00€ 10% CARTÃO
portes grátis