Sede de Viver
de J.R. Moehringer
Sobre
o LivroUm belíssimo livro de memórias, que é também um retrato vivo de uma América no rescaldo da guerra do Vietname. A figura nuclear deste romance autobiográfico é um bar em Long Island, onde o jovem J. R. encontrou um sucedâneo da figura do pai ausente. Durante a sua infância e adolescência, o autor testemunha a interacção diária de todo o tipo de homens - soldados, jogadores, polícias, advogados, vagabundos - que falam de tudo, desde basquetebol, história ou livros, até sexo e relacionamentos. E embora as conversas se inflamem com o álcool, é lá que Moehringer aprende sobre a vida e encontra modelos para formar a sua própria masculinidade, assim como um extraordinário sentido de amor e comunidade. É lá que voltará depois, já adulto, para se retemperar das duras batalhas da vida.
Publisher’s Weekly
«Um verdadeiro encanto.»
San Francisco Chronicle
«O melhor de Sede de Viver é que se trata de várias histórias, contidas numa só.»
Entertainment Weekly, The Best New Talent of 2005
«Ora comovente ora hilariante, Sede de Viver começa por ser a celebração de um bar, daqueles que nos protegem das tempestades da vida, e acaba como uma história bem mais rica e complexa sobre o que é crescer e ficar sóbrio.»
USA Today
«Sede de Viver é, muito simplesmente, brilhante!»
New York Observer
«Divertido e honesto, Sede de Viver descobre temas universais numa educação fora do comum.»
Booklist starred review
«Um relato assumido sobre a masculinidade, a maturidade e a memória que nos deixa com um sorriso nos lábios e um aperto no coração.»
Kirkus Reviews
«Uma memória enternecedora e evocativa. Moehringer confere ao lugar e às pessoas singulares que o frequentavam uma humanidade encantadora.»
Associated Press
«Moehringer vai mantê-lo colado ao assento até à última página.»
Time Out New York
«Moehringer faz um brinde afectuoso e terno a uma juventude passada no banco de um bar.»
Vanity Fair