São Vicente de Paulo
Livro 1
de Thomas, Padre Saint - Laurent
Sobre
o LivroO lançamento da Colecção Almas de Santos insere-se num vasto conjunto de iniciativas destinadas a comemorar os dois mil anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Esta colecção não pretende dar a conhecer em todos os seus pormenores os feitos e gestos dos grandes imitadores de Cristo; visa apenas descrever a sublime existência desses heróis da Fé nos seus traços essenciais, convidando o leitor a penetrar na intimidade das suas almas, no mistério da sua união com Deus e na irrradiação que se desprende dos exemplos e ensinamentos que nos deixaram.
De origem humilde, sem fortuna, de aspecto um pouco rude, Vicente de Paulo não seria a pessoa menos indicada para remediar os grandes males que afligiram, no seu século, a Igreja e a França?
Sem contar com as suas forças, mas certo do apoio divino, triunfou onde tinham fracassado os poderosos do mundo. Conseguiu colocar ao serviço dos pobres a mais alta aristocracia da sua época. Pela primeira vez em França, organizou as obras de caridade com disciplina e métodos verdadeiramente geniais.
Trabalhou com suma eficácia para a santificação do Clero. Aconselhou os Reis. Fundou duas congregações religiosas para cooperar nas suas obras. Enviou missionários por todo o mundo. Não houve miséria que deixasse de socorrer.
Como conseguiu realizar tão grande obra e conservar ao mesmo tempo a impressionante placidez que maravilhava os seus contemporâneos?
Grande homem de acção, Vicente de Paulo foi sobretudo um contemplativo; trabalhava em espírito de oração sob o olhar de Deus. É este aspecto primordial da sua personalidade que o Padre Thomas de Saint-Laurent põe em realce nestas admiráveis páginas.