Rumando Sem Rumo… Livro
de João de Lucena
Sobre
o LivroA presente colectânea de 49 textos desdobra-se em três grupos: o primeiro reúne 38 contos cuja característica comum é a de serem compostos por apenas cem palavras, dois deles escritos em verso; o segundo abrange um conjunto de oito poesias, sete em forma de soneto e constituindo a última um pequeno poema em quatro quadras; o terceiro abarca novamente três contos, diferentes dos anteriores quanto à sua estrutura e densidade lexical. Cada categoria está, quanto à sua elaboração, circunscrita a um determinado período e os textos vão, por sua vez, surgindo com a respectiva data neles aposta e, portanto, em consonância com a sua progressiva feitura no tempo.
O autor da presente obra, não sendo escritor - no contexto em que tal profissão é habitualmente entendida -, tem a plena consciência da sua despretensiosa vocação literária. Essa convicção não o inibiu, contudo, de desejo de seleccionar os presentes textos, entre os poucos que esporadicamente foi escrevinhando nos últimos anos e, porque "pressionado" por opiniões amigas, ousou concluir apresentarem os mesmos um mínimo de qualidade literária, submetendo-os assim ao veredicto do leitor.
As razões expostas e também o facto de nunca ter planeado minimamente a redacção dos seus escritos, muito menos a sua publicação, e porque os mesmos foram o resultado de meros impulsos ocasionais, desorientadamente, de improviso, ao acaso e sem qualquer rumo, legitimaram, da parte do autor, a escolha do título da obra.