Revista malasartes - N.º 18 Livro
Sobre
o LivroAlgumas novidades merecem algum destaque neste número 18 da revista Malasartes: temos, pela primeira vez, a colaboração de articulistas do Brasil e inauguram-se as abordagens à banda desenhada de receção juvenil e adulta. Também pela primeira vez possível ler, uma parelha autoral luso-galaica: Ana Margarida Ramos e Marta Neira Rodríguez que nos propõem uma leitura da obra da galega Paula Carballeira, contadora bem conhecida em Portugal. Ana Vasconcelos, por seu turno, escreve sobre o escritor galego Agustín Fernández Paz e confronta uma das suas obras com o primeiro livro do português David Machado.
Dir-se-á, no entanto, que uma temática de grande atualidade atravessa este número - a análise da ilustração e, consequentemente, o problema do desenvolvimento da literacia visual, tão necessário como o desenvolvimento da literacia verbal e como a própria educação literária.
Também um dos perfis é desta vez dedicado a um dos mais relevantes ilustradores galegos dos dias de hoje, Xosé Cobas. O outro dá a conhecer, um pouco melhor, a escrita e a personalidade da portuguesa Violeta Figueiredo, cujos livros se destacam pela sua singularidade, por um estilo muito pessoal e por uma notável criatividade linguística a que não falta o sentido da comunicabilidade com os seus destinatários preferenciais, os mais jovens.
Nas restantes secções da revista os leitores encontrarão outras matérias de interesse a que se juntam as habituais recensões críticas de obras publicadas em português e em língua galega.
Motivos de sobra, para uma leitura proveitosa por parte dos mediadores da leitura e dos estudiosos e investigadores, ou seja, o público preferencial de Malasartes.