Revestimentos de paredes em edifícios antigos

CAD 2

editor: LNEC, novembro de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A conservação, o restauro e a renovação de revestimentos exteriores foram, durante demasiado tempo, um “não problema”, quer dizer, um tema considerado menor para a investigação científi ca no domínio da construção.

Desde os anos 60, com o culminar de um processo de substituição da cultura artesanal pela industrial, começou a verifi car-se por toda a Europa um gradual desaparecimento dos revestimentos tradicionais com base em cal aérea e da mão-de-obra capaz de os executar e manter.

Esses revestimentos foram massivamente substituídos por soluções contemporâneas, a maior parte das vezes recorrendo-se a argamassas executadas com cimento Portland, quer preparadas em obra, quer, mais recentemente, pré-doseadas, nomeadamente sob a forma de revestimentos monocamada, quase sempre pintadas com pinturas acrílicas ou vinílicas.

Hoje, nos nossos monumentos e centros históricos, são já raros os revestimentos originais e muito poucos os revestimentos de cal; e nem sempre as novas soluções e materiais utilizados para os substituir se revelaram compatíveis com as características e exigências do património que agora recobrem. Frequentemente, as intervenções realizadas em edifícios antigos passaram pela completa remoção dos revestimentos (sem destes deixar registo) e pela sua substituição por revestimentos novos, não adaptados à construção existente. As intervenções desse tipo, além de serem descaracterizadoras dos edifícios, têm dado origem a manifestações patológicas graves e, o que é particularmente preocupante, à aceleração da degradação dos elementos preexistentes.

Que critérios ter em conta para definir as soluções a usar em cada caso?

Na procura de soluções que permitissem manter ou requalificar a imagem urbana e arquitectónica, rapidamente se percebeu que aqui se abria um novo e fascinante campo de pesquisas, onde a ciência se articula estritamente com a história, obrigando a uma nova integração de olhares e de disciplinas do conhecimento.

O presente número dos Cadernos Edifícios, de título Revestimentos de paredes em edifícios antigos, apresenta e torna públicos alguns desses novos olhares e desses novos-velhos objectos de estudo.

Dos textos apresentados, alguns refl ectem sobre a problemática geral das intervenções em revestimentos de edifícios antigos, outros analisam as exigências a fazer e as características dos materiais a utilizar, apresentam métodos de ensaio específicos, descrevem técnicas e revestimentos especiais, apresentam estudos de caso, analisando problemas concretos e formas de os resolver.

A diversidade dos autores, das respectivas formações e experiência, ilustra bem a multiplicidade de aspectos que é necessário tomar em conta quando se quer intervir nesta área. Naturalmente, pela amplitude e diversidade do tema. muitas outras vertentes ficaram por abordar: procuraremos no futuro, passo a passo, colmatar também essas lacunas.

Descritores: Revestimento de paredes / Parede exterior / Edifício antigo / Reabilitação de edifícios / PT

Revestimentos de paredes em edifícios antigos

CAD 2

ISBN: 9789724919294
Editor: LNEC
Ano: 2005
Idioma: Português
Dimensões: 203 x 273 x 17 mm
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Engenharia > Engenharia Civil
EAN: 9789724919294
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável